Internet e tecnologia móvel revolucionam o mercado imobiliário

A tecnologia revoluciona o mundo, proporciona praticidade e contribui para a evolução de diversos setores. No mercado imobiliário não é diferente. O uso da internet e de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, tem transformado a forma de trabalhar dos corretores de imóveis, facilitando, e muito, as transações realizadas.
"O uso de dispositivos móveis tem como principal vantagem a praticidade. Já a internet pode aquecer as vendas de forma bastante significativa, pela rapidez que ela proporciona", avalia o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SE), Sérgio Sobral. Tais dispositivos podem auxiliar o trabalho, inclusive, em estandes e feiras de imóveis.
"Ao ter conexão com a Internet, o corretor poderá mostrar aos clientes toda sua carteira de ofertas, bem como as informações dos imóveis, fotos, plantas, entre outros", ressalta. Além da praticidade, ele também poderá ter acesso às principais funcionalidades de seu dia a dia – como cadastro de clientes e imóveis, agenda de visitas – de qualquer local.

Tenha medida – Mas é bom lembrar: é necessário que o profissional seja seletivo com a presença dele na rede, bem como com os conteúdos que recebe e divulga. "A quantidade de informações que são despejadas diariamente através dos meios de comunicação é enorme, por isso, estar em todos os canais, simplesmente por estar, e adotar novas tecnologias por simples modismo, pode atrapalhar o dia a dia do profissional ou da empresa, ao invés de qualificar", alerta Sérgio Sobral.

O corretor Carlos Duarte sabe bem disso. Sem muito tempo para administrar uma página que mantém em uma rede social, ele acabou perdendo clientela. "Eu postava as minhas opções de venda, mas não sobrava tempo para manter contato com quem se interessava no imóvel. Ou seja, o trabalho estava sendo em vão", conta.

Mas ele aprendeu a lição. Agora tem mais medida na hora de postar alguma coisa e procura acompanhar o andamento daquela postagem. Além disso, deixa claro para os clientes que, caso se interessem por algum imóvel, façam o possível para entrar em contato através do telefone dele. "Assim, uso a internet para mostrar os meus imóveis, mas não fico totalmente dependente dela", ressalta o corretor.

Para o presidente do Creci-SE, mais do que fazer uso da tecnologia, é fundamental que o corretor de imóveis oferece um serviço de qualidade. "É indiscutível a contribuição das tecnologias, mas é importante ter medida. O próprio Conselho mantém uma relação frequente com os credenciados através das redes sociais. Mas acreditamos que deve haver muita responsabilidade por parte dos corretores", ressalta.

Compartilhe esta notícia