MEC autorizou a construção de escolas de tempo integral para Tobias Barreto e Lagarto (Angelo Miguel/MEC)
Investimentos do MEC beneficiam programas educacionais de Sergipe
Publicado em 09 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (8) investimentos na educação de Sergipe, em diferentes programas da pasta que atendem diretamente a estudantes e redes de ensino do estado. Apenas para o Pé-de-Meia, o MEC destinou um total de R$ 147 milhões em incentivos aos jovens sergipanos participantes do programa em 2024. Neste ano, 59 mil estudantes de Sergipe já receberam a primeira parcela do programa, paga na última semana, referente à matrícula no ano letivo, o que corresponde a 75% dos jovens matriculados no ensino médio público do estado. O número é parcial, apurado até 3 de abril.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo do estado e o MEC estão celebrando um ano do programa Pé-de-Meia e pontuou sua preocupação quanto ao fato de 480 mil jovens deixarem o ensino médio por ano no Brasil para trabalhar e ajudar as famílias financeiramente.
“Não é só a obra física, é olhar para as pessoas, é cuidar das pessoas. Por isso o presidente Lula criou o programa Pé-de-Meia, que hoje já beneficia quatro milhões de jovens em todo o país. Aqui, em Sergipe, são 63 mil jovens e, em breve, nós vamos apresentar os resultados do programa Pé-de-Meia: quantos alunos voltaram para sala de aula, quantos alunos foram aprovados a mais do que nos anos anteriores, como está a frequência dos jovens e o aumento das matrículas que nós tivemos nas escolas públicas de todo o Brasil”, contou.
Na ocasião, a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, considerou o evento um momento muito especial, pois, segundo ela, a cidade Aracaju havia sido escolhida para começar as comemorações de um ano do programa Pé-de-Meia. “O Pé-de-Meia é para vocês serem o que vocês quiserem. O Pé-de-Meia não é um programa de distribuição de renda só, ele é um programa educacional. A partir de agora, a gente vai trabalhar para cada vez mais o Pé-de-Meia entregar para os estudantes os seus direitos de aprendizagem. Esse programa é para isso, para vocês chegarem até a universidade e acreditarem que a educação transforma vidas, como transformou a minha”, apontou.
Luís Eduardo Alves Melo, aluno do Colégio Estadual Tobias Barreto, representou todos os alunos da rede pública de ensino no estado. Ele destacou a importância do recebimento da poupança que, para ele, é mais do que um incentivo financeiro, é uma ferramenta de transformação social e uma oportunidade concreta de construção de um futuro melhor. “No meu caso, o programa representa segurança e estabilidade para continuar meus estudos e investir no meu futuro. Com essa poupança, posso planejar melhor a minha formação acadêmica e profissional, sabendo que tenho um apoio que me permite focar no que realmente importa, aprender a crescer”, comemorou.