Iran critica método adotado pela PMA para elaboração do Plano Municipal de Educação
Publicado em 12 de junho de 2015
Por Jornal Do Dia
O vereador Iran Barbosa (PT) criticou ontem, 11, na sessão da Câmara Municipal de Aracaju, a pouca participação da população, por falha de comunicação da Prefeitura, na Pré-Conferência Municipal de Educação, realizada na noite de quarta-feira (10), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no Siqueira Campos.
A etapa antecede a Conferência Municipal de Educação, que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, e terá a tarefa de discutir com a sociedade e aprovar o Plano Municipal de Educação (PME) de Aracaju. O município tem até o dia 26 de junho para submeter o documento à Câmara de Vereadores, onde deverá ser discutido e aprovado.
"Participei, tendo recebido o convite em cima da hora, e lá levantei muitas preocupações, em especial, sobre o método adotado que, mais uma vez, sacrifica a participação popular e as possíveis contribuições da população. Foi uma Pré-Conferência sem a representatividade que esperávamos", disse.
Iran chamou a atenção, ainda, para o fato de que já na semana que vem acontece a etapa da Conferência Municipal de Educação de Aracaju sem que tenha havido uma ampla campanha de divulgação e de envolvimento dos aracajuanos para participarem da etapa.
"E será assim, dessa forma, que se dará o processo de discussão e elaboração de um plano importante, como é o Plano Municipal de Educação? É lamentável que seja dessa forma. Não é isso que queremos e nem defendemos, porque não é assim que a lei federal exige. A lei exige mecanismos que garantam a ampla participação popular. Fiz lá um apelo à Secretaria Municipal de Educação para que corrija esse método em tempo", colocou o parlamentar.