Sábado, 07 De Setembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

ITPS autoriza os novos medidores de velocidade da BR-101 em Estância


Publicado em 02 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Os resultados registrados pelo sistema são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do ITPS”, detalha Elba Brandão;

Após interdição nos medidores de velocidade instalados na BR 101, na altura do município de Estância, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), aprovou os equipamentos, que estavam irregulares e não atendiam à nova portaria do Inmetro.
A ação teve início em 06 de julho, quando agentes fiscais do ITPS interditaram três medidores de velocidade instalados na BR 101. Os equipamentos não estavam regularizados e, portanto, marcando a velocidade não correspondente dos veículos que trafegavam pelo local. A empresa responsável foi notificada.
Após o cumprimento do prazo para que a empresa responsável realizasse os reparos, os agentes fiscais retornaram ao local na última quarta-feira, 26, onde realizaram a aferição dos equipamentos. Devidamente calibrados, aprovados e lacrados, os aparelhos, agora, estão aptos para realizar as medições corretamente. Garantindo, assim, que a sociedade sinta-se segura diante do que for registrado pelo equipamento.
“Não somos favoráveis a motoristas infratores, mas também não somos favoráveis que motoristas corretos sejam autuados. A intenção é impedir que os equipamentos registrem as velocidades de forma incorreta. A relação entre os motoristas e a empresa detentora dos serviços de controle de velocidade no município de Aracaju deve ser justa”, reitera o presidente do ITPS, Kaká Andrade.
A gerente de Metrologia Legal do ITPS, Elba Brandão, detalha que as verificações metrológicas são realizadas minuciosamente e com equipamentos de alta precisão previamente calibrados. “Os testes são realizados após a passagem do veículo oficial do órgão pelo medidor. Os resultados registrados pelo sistema são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do ITPS”, detalha.
Aprovados, os novos radares recebem selos e lacres e um laudo técnico com validade de um ano. “Entretanto, o ITPS/Inmetro continua com as verificações rotineiras ou se houver denúncias”, garante o presidente ao destacar que, se reprovado, o equipamento fica inabilitado para autuações, até que as divergências sejam corrigidas e aprovadas após nova verificação.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade