Os premiados durante congresso
ITPS é premiado nacionalmente sobre saneamento e abastecimento de água
Publicado em 10 de dezembro de 2014
Por Jornal Do Dia
O Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia (Sedetec), foi premiado durante o 14º Congresso RESAG-ENQUALAB, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade São Paulo. O ITPS foi premiado por três trabalhos durante o evento promovido pela Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag), em parceria com a Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp). A Resag é formada por 38 laboratórios, distribuídos em 20 instituições de 10 estados brasileiros.
Tendo como enfoque principal a água, um recurso natural essencial, o Congresso abordou as múltiplas dimensões do tema como meio ambiente, política, técnica, ciência, sociedade, ética, cultura, educação, economia e geografia, mostrando que ações realizadas em sintonia com boas políticas públicas terão reflexos positivos na qualidade de vida da população e no futuro da sociedade.
Um dos trabalhos do ITPS premiados foi ‘Melhoria da Qualidade no LQA/ITPS com Implantação do Sistema de Gestão’, apresentado por Cláudia de Araújo Xavier, Alan Fraga de Oliveira e Simone Lessa Marques, classificado em 3º lugar na categoria Qualidade em Laboratórios-Gestão. Neste projeto foi apresentado o sistema de gestão implantado no Laboratório de Química de Água (LQA) como forma de garantir a excelência dos resultados técnicos e manter a melhoria da produtividade na prestação de serviços.
Outro projeto premiado, ‘Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de um Programa de Proficiência para Laboratórios de Pré-medidos da RBMLQ-I’ apresentou o Sistema de Gestão da Qualidade desenvolvido para atender aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 para o laboratório de ensaios em pré-medidos do ITPS. O trabalho foi apresentado por Alan Fraga Oliveira, Bruno Barboza Cunha e José do Patrocínio Hora Alves, classificado em 4º lugar, na categoria de Programas Interlaboratoriais.
O terceiro projeto do ITPS vencedor de prêmio foi ‘Monitoramento dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe’, apresentado por Lúcia Calumby Barretto de Macedo, Edjane Matos de Abreu, Simone Lessa Marques, Renilda Gomes de Souza, Lucas Cruz Fonseca e José do Patrocínio Hora Alves. Este foi classificado em 4º lugar na categoria Recursos Hídricos. "Este trabalho apresentou o Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe, que está sendo executado numa parceria ITPS-SEMARH, e mostrou os resultados preliminares para os Índices de Qualidade da Água (IQA)", informou a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.
ITPS – O ITPS, através do seu laboratório de Química de Água, integra a Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag), rede que compõe o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), programa do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), em seu eixo de Serviços Tecnológicos. Os serviços tecnológicos são parte integrante do desenvolvimento das empresas, com a finalidade de apoiar a melhoria da qualidade dos produtos nos mercados interno e externo, dando condições para o aumento da taxa de inovação das empresas e contribuindo para o valor agregado, de faturamento, da produtividade e da competitividade. O aporte de serviços laboratoriais por meio de ensaios e calibrações confiáveis é fundamental à consecução desses objetivos.