Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

ITPS intensifica fiscalização de brinquedos


Publicado em 08 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia


O Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) intensificou, desde o último dia 30, a fiscalização de brinquedos comercializados no Estado, a fim de garantir a segurança do consumidor, devido à proximidade com o Dia das Crianças. A atividade que é feita regularmente, durante todo o ano, vai passar a ser realizada sob outro parâmetro, com a implantação e acreditação de um laboratório de análise de brinquedos, que está sendo viabilizada pelo órgão, para atender a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I)/Inmetro.  
O doutor em Química, Bruno Cunha, bolsista do Inmetro e autor do projeto intitulado ‘Implantação e acreditação de laboratório de análise química em brinquedos para controle de segurança através do acompanhamento de mercado’ destaca a importância de fazer o esse controle quanto ao teor de metais e ftalatos presentes nos itens. "Os ftalatos são compostos orgânicos plastificantes, que servem para moldar ou tornar maleável o PVC e são substâncias cancerígenas, por isso a preocupação em garantir que não sejam utilizados em excesso nos produtos", destacou.  
O projeto foi contemplado com uma bolsa do Pronametro, programa criado pelo Inmetro em 2012 para concessão de bolsas de pesquisa, com o objetivo de apoiar a realização de variadas atividades voltadas ao desenvolvimento de temas no âmbito da Metrologia, Avaliação da Conformidade, Qualidade e Tecnologia. "Teremos o primeiro laboratório da rede nacional de metrologia legal para acreditação de brinquedos do Norte/Nordeste", comemora o Gerente Executivo de Metrologia e Qualidade do ITPS, Miguel Ângelo ao observar que atualmente os laboratórios se concentram no Sul e Sudeste do país e a maioria são terceirizados.
Apenas quatro projetos a nível nacional foram contemplados até o momento com uma das 10 bolsas disponibilizadas pelo Pronametro. "Um desses quatro foi o nosso projeto que inicialmente vai atender o Estado de Sergipe e após totalmente implantado também passará a realizar as análises químicas de toda a região Nordeste", observou o pesquisador Bruno Cunha que faz um alerta aos pais para a preocupação em adquirir produtos certificados pelo Inmetro. "As crianças até três anos são as mais vulneráveis com determinadas substâncias, como os ftalatos, por exemplo, que podem gerar problemas a longo prazo", ressaltou.
O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, informa que o ITPS tem buscado usar a metrologia como ferramenta no crescimento e inovação tecnológica, promovendo e auxiliando o setor empresarial no aumento da sua competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico aplicado a industrial sergipana. "Este novo laboratório é mais um passo importante no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em benefício da nossa sociedade, dentro uma lógica de ação do Governo do Estado de Sergipe, tendo a orientação estratégica do governador Marcelo Déda e do governador em exercício Jackson Barreto", completa, parabenizando a equipe do ITPS pela atuação em seus diversos campos, de forma especial como órgão delegado do Inmtero, na Metrologia – que é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade