Jackson e procurador visitam obras que ampliarão serviços no Huse

O governador Jackson Barreto visitou ontem o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) ao lado do secretário de Estado da Saúde e representantes do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPESE), dentre eles, o procurador-geral de Justiça Rony Almeida.

“Estamos ampliando os serviços do Huse, aumentando o número de leitos, o que é fundamental, usando áreas que anteriormente estavam subutilizadas, na unidade. Na área da oncologia, temos o novo bunker, que será inaugurado no mês de dezembro, ampliando os serviços de radioterapia. Visitamos uma área na qual criaremos 45 novos leitos e vários novos ambientes que vão transformar o Huse em um hospital mais solidário no acolhimento às pessoas. Posso definir essas melhorias com as mesmas palavras do Papa Francisco: é a misericórdia de acolher melhor as pessoas. Estamos trabalhando para prestar um melhor serviço e atendimento à população em todas as áreas da saúde”, disse Jackson.

“Vamos ampliar os serviços do Huse para população sergipana, aumentando o número de leitos, o que é fundamental, usando áreas que anteriormente estavam subutilizadas, na unidade. Na área da oncologia, temos o novo bunker, que será inaugurado no mês de dezembro, ampliando os serviços de radioterapia. Visitamos uma área na qual criaremos 45 novos leitos e vários novos ambientes que vão transformar o Huse em um hospital mais solidário no acolhimento às pessoas. Posso definir essas melhorias com as mesmas palavras do Papa Francisco: é a misericórdia de acolher melhor as pessoas. Estamos trabalhando para prestar um melhor serviço e atendimento à população em todas as áreas da saúde”, disse Jackson.

Para o governador a ampliação dos serviços e dos atendimentos no Huse condizem com o direcionamento da sua gestão, de priorizar o cuidado com a população, sobretudo com aqueles que mais precisam dos serviços públicos. “Estou aqui na companhia do Ministério Público e do presidente da Assembleia Legislativa, e estamos observando o quanto está sendo realizado de obras novas, no sentido de melhorar a estrutura da saúde do Estado e fazer com que o Huse possa prestar um melhor serviço à população. É muito mais do uma prestação de contas, é um cumprimento da responsabilidade de quem está na frente de uma pasta tão importante, como é a pasta da Saúde, que dialoga diretamente com as pessoas mais pobres, que são as que mais precisam do nosso cuidado”, reforçou.

Principal porta de entrada da saúde pública do estado, o Huse recebe pacientes de todo o território sergipano e de estados vizinhos e presta atendimentos de baixa, média e alta complexidade. No último fim de semana, por exemplo, o Pronto Socorro da unidade registrou 604 atendimentos a usuários do SUS. No Hospital Pediátrico Dr. José Machado de Souza, localizado no Huse, foram 202 atendimentos.

Uma das melhorias mais aguardadas é a entrega da nova unidade de radioterapia (acelerador linear) do Hospital de Urgência. O acelerador linear da nova radioterapia já foi instalado e está em fase de testes. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, o novo equipamento deverá começar a operar a partir de 14 de dezembro. Os pacientes gradativamente começarão a ser atendidos.

Com a nova unidade de radioterapia, a fila para o tratamento será rapidamente zerada. No hospital, funciona uma radioterapia, que esteve quebrada por um período, gerando uma fila de 600 pessoas à espera do tratamento. A Secretaria de Saúde recuperou o aparelho, diminuindo a fila para 142 pacientes. Com o novo acelerador os atendimentos serão duplicados e o objetivo é zerar a fila.

O novo acelerador linear é um aparelho CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais). Para receber o novo acelerador linear, o Estado construiu um bunker para adaptar a oncologia ao novo acelerador. O investimento na construção do bunker foi de R$ 2.129.997,03 (recursos do Ministério da Saúde).

Atualmente, em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e de outros estados: 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção do novo bunker permitirá que o Hospital de Urgência amplie e fortaleça o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no estado.

 

Novos Leitos – Cem novos leitos serão disponibilizados nos próximos dias no Huse. Eles serão instalados em uma área que estava sendo utilizada pela Central de Equipamentos, que foi remanejada. Hoje, a unidade tem 596 leitos para suas diversas áreas, pronto-socorro, oncologia, UTI e hospital infantil. Futuramente, ganhará esses 100 novos leitos.

“Ao realizar a ampliação de leitos, ao mostrar uma melhoria no atendimento no Hospital de Urgências e nos convidar para esta visita hoje, junto com os promotores da área da Saúde, para testemunharmos essas melhorias, isso mostra a transparência do Estado. Há uma necessidade muito maior de se fazer um serviço de saúde mais qualificado em Sergipe, mas tudo que foi feito aqui é bem-vindo, merece nosso reconhecimento. O Ministério Público continuará diligente para fiscalizar o sistema de saúde como um todo, não só o Huse, mas também o Cirurgia e as unidades de saúde do estado. Há promotores em todos os municípios, fiscalizando e tentando, através de suas ações, melhorar o atendimento prestado à população de Sergipe”, pontuou o procurador-geral Rony Almeida.

Compartilhe esta notícia