Comerciantes, empresários e produtores da agricultura familiar participaram do evento
Japaratuba: Curso capacita comerciantes para Compras Governamentais
Publicado em 21 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Ciente da importância de se ter em Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, empresas aptas e preparadas para concorrer às licitações e vender para os setores públicos, a Prefeitura, através da Secretaria de Administração, firmou parceria com o Sebrae para a realização de palestra sobre "Compras Governamentais". O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores, e reuniu comerciantes, pequenos empresários e produtores da agricultura familiar.
Ministrada pelos consultores do Sebrae, Luiz Bispo e José Ramalho Neto, a exibição detalhou informações importantes sobre o processo licitatório, promovendo autoconfiança para os presentes e preparando-os para serem fornecedores da Prefeitura, fomentando a economia local. "O objetivo desse primeiro encontro é mostrar para vocês o que é a licitação, quando e como participar, analisando a sua capacidade e os riscos de um processo de licitação pública", explicou José Ramalho.
Outros pontos destacados durante a palestra foram: as dificuldades encontradas pelos pequenos empresários no processo de licitação, e a necessidade do cálculo financeiro, antes de se candidatarem ao fornecimento. " O comerciante ou micro empresário precisa calcular os riscos, estoques, capital de giro, tudo. Até porque ele precisa saber se poderá manter aquele fornecimento até o pagamento das faturas, que ocorrem mediante contrato", completou Ramalho.
Dando continuidade a explanação, o consultor Luiz Bispo enfatizou que a palestra é o primeiro passo à preparação dos microempresários e comerciantes. "Nessa etapa buscamos sensibilizá-los e incentivá-los a participarem do curso. Por isso, detalhamos pontos primordiais sobre a temática. Antes de participar de um processo licitatório, é preciso aprender sobre editais, termos de referência e o certame propriamente dito, que é a licitação. E é justamente o que buscamos fazer", salientou, continuando.
"A palestra é uma maneira de despertar o interesse dos presentes para que eles possam convidar outros comerciantes, produtores e microempresários a participarem do curso, que servirá tanto àqueles quem já fornecem para os setores públicos, quanto aos que ainda não fazem parte do processo. A Prefeitura compra de tudo, desde o produto de limpeza até alimentação escolar. E estes itens geralmente são comercializados na cidade. Então, se já possui no município, os comerciantes podem fornecer à Prefeitura, circulando o dinheiro na própria cidade", complementou o consultor do Sebrae.
ACESSO
A palestra é a continuidade das ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Japaratuba, em parceria com o Sebrae, para otimizar os procedimentos de compras e licitações da administração. Inicialmente, a capacitação destinou-se aos profissionais dos setores responsáveis pelos processos, além de representantes de todas as Secretarias Municipais, de acordo com o Agente de Desenvolvimento do Sebrae no município, Thiago de Almeida Matos.
"Primeiramente a gestão preparou os setores para a realização das compras. Agora, capacita os fornecedores para melhoria dos serviços. A palestra, e posteriormente o curso, vem para facilitar o processo no órgão público, promovendo o acesso de participação aos comerciantes, microempresários e pequenos produtores. Ambos são realizados através de práticas e dinâmicas que formulam e determinam as formas de aplicação do processo licitatório", justificou o agente.
Para o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, a palestra buscou estimular os comerciantes, microempresários, prestadores de serviço e pequenos produtores a se prepararem, documentalmente, para participarem dos processos licitatórios e chamadas públicas da Prefeitura e setores públicos. "A administração realiza as licitações e, em muitos casos, participam as empresas de fora da cidade porque as que têm em nosso município não estão preparadas. E isso não é positivo, pois desejamos que o dinheiro circule em nosso comércio. Os comerciantes, empresários e pequenos produtores precisam estar preparados para participarem dos processos licitatórios e essa é uma grande oportunidade", ressaltou o gestor.