A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 80% da população canina e felina
Japaratuba realiza Dia D de Campanha Antirrábica
Publicado em 22 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
A Campanha de Vacinação Antirrábica começou em Japaratuba, município distante 54 km de Aracaju, no início de outubro. Mas assim como em outras cidades, a grande mobilização ocorreu no último sábado (18), com a realização do Dia D da campanha pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Nesta edição, quatro postos de imunização estiveram espalhados pela sede da cidade para aplicar as doses nos cães e gatos, no período de 8h às 17h.
Até a metade do dia, cerca de 2340 animais de estimação, com mais de três meses de vida, já haviam recebido a vacina, de acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Japaratuba, Rubens dos Santos. "Colocamos os postos em locais estratégicos do município, sendo eles nas Praças da Bandeira, Matriz, na Escola Municipal Rabelo Leite e em Chico da Budega. Esta medida facilitou bastante porque abrangeu todas as localidades", explicou.
Rubens informou que a meta da Secretaria de Saúde é imunizar 80% da população canina e felina, representando 2890 animais. "Com a realização do Dia D, praticamente alcançamos nosso objetivo. Lembrando que na zona rural os animais estão sendo vacinados nas próprias residências, possibilitando grande alcance de defesa. Temos certeza que até o dia 24 já teremos ultrapassado esse número", salientou o coordenador.
PROTEÇÃO
Além de ser uma vacina gratuita, a dose única protege tanto o animal de estimação, quanto seus donos. Ela não possui contraindicação e pode ser aplicada, inclusive, nas mamíferas em período gestacional. "Esta é uma grande dúvida dos proprietários, que acabam tendo receio de levar o animal para se vacinar. Ao contrário do que muitos pensam o medicamento, deve sim, ser aplicado nesta fase. Até porque a falta da imunização é que pode deixar o animalzinho e sua família vulneráveis a doença", detalhou Nádia Micaela de Souza Santos Vieira, veterinária do Nasf de Japaratuba.
A veterinária destacou também que todos os animais que ainda não receberam a vacina devem ser imunizados até o dia 24 de outubro. "Basta que os donos procurem o setor responsável, localizado na Secretaria de Saúde e solicite a ida dos agentes até suas residências. É importante lembrar que a raiva é uma doença perigosa, que acomete o sistema nervoso do animal e pode ser transmitida pela saliva, por meio da lambida ou mordida. Portanto, s e você tem amor ao seu animal, proteja-o contra a raiva", avisou.