Abertura contou com a presença de representantes dos nove municípios que integram a região
Japaratuba sedia etapa estadual preparatória para Conae 2014
Publicado em 13 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
O município de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, sedia até hoje, 13, a etapa intermunicipal, preparatória à Conferência Nacional de Educação, que acontecerá no próximo ano. A abertura oficial do evento ocorreu na noite da última quarta-feira (11), no Clube Social Rita de Cássia, e contou com a presença de representantes dos noves municípios que integram a região: Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Siriri, além de Japaratuba.
Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, a II Conferência de Educação do Leste Sergipano visa à abertura de um espaço democrático que discuta melhorias e o desenvolvimento da educação nacional, com o auxílio dos profissionais da área – professores e gestores -, estudantes, pais, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos.
Responsável pela abertura dos trabalhos, o secretário de Educação da cidade anfitriã, Antônio David Rodrigues Almeida, deu boas-vindas aos presentes, enfatizando que a segunda Conferência permite à sociedade participar do movimento que influi diretamente na construção da educação nacional. "É o momento para debatermos os principais temas, buscando a elaboração de planos que denunciem os problemas e apontem as soluções para uma educação pública de qualidade", frisou o secretário.
Também presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luciano Acciole, destacou que para se construir uma nova realidade com democracia, se faz necessário ouvir todos os lados envolvidos. "Desde os gestores até os pais e estudantes. O trabalho coletivo é a forma principal para o debate de ideias e para a busca de soluções. E este espaço proporciona exatamente isso", ressaltou o vereador.
Já o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, apostando que a educação é um dos pilares que move a sociedade, disse que os dois dias de Conferência servirão para efetivar o plano de educação. "Se esta é uma das etapas que nos leva à nacional, é nela que devemos tirar as ideias da mente, colocá-las no papel e apresentá-las nas discussões. Não há outra forma de construir a educação que nossos munícipes merecem", pontuou o gestor.
Programação – Na noite de abertura, além de apresentações culturais, os participantes assistiram a duas palestras. A primeira, cujo tema foi "O PNE na articulação do sistema nacional de educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", foi ministrada pelo coordenador do Fórum Estadual de Educação, Manuel Alves do Prado Neto. O segundo tema – Diversidade e Justiça: Sistema de financiamento da Educação -, ficou sob o comando da professora e deputada estadual, Ana Lúcia de Menezes.
Dando continuidade a II Conferência de Educação do Leste Sergipano, na quinta-feira (12), delegados e população se reuniram na Escola Municipal Maria de Souza Campos para debater sete eixos temáticos. Os trabalhos em grupo ocorreram durante toda a manhã, sendo finalizado com debates simultâneos. À tarde, os participantes retornaram ao colégio para continuar as discussões e, ao final, prestigiaram a apresentação da Filarmônica Euterpe Japaratubense.
O segundo dia de debates será hoje (13), e os grupos devem se reunir, mais uma vez, no Colégio Municipal Maria de Souza Campos. Enquanto pela manhã os participantes dão prosseguimento as discussões simultâneas sobre os eixos temáticos, à tarde, no Clube Social Rita de Cássia, ocorrem duas sessões plenárias para votação das melhores propostas. A conferência será encerrada com a apresentação da Filarmônica Santa Terezinha.