O presidente da Deso, Sérgio Ferrari, durante a entrevista coletiva
Parceria garante expansão do sistema de esgotamento sanitário na Barra
Publicado em 13 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) fechou oficialmente parceria com empresas da construção civil que atuam na Barra dos Coqueiros para expansão do sistema de esgotamento sanitário na cidade.
Através do Termo de Cooperação assinado ontem por dez empresas, o acordo garante atender ao surgimento de novas unidades habitacionais. O projeto e execução das obras ficarão sob responsabilidade das construtoras, enquanto a operação e manutenção serão realizadas pela Deso.
"Trata-se de uma parceria em que todo mundo sai ganhando: moradores, que terão um sistema de saneamento equilibrado com a questão ambiental; empresas, que poderão construir os empreendimentos; e a Deso que poderá ofertar um serviço de qualidade à população, que é a função principal da Companhia", declara Vera Ferreira, coordenadora do Grupo ETE Barra, formalizado em 2012 para viabilizar a parceria.
Em vez de sistemas isolados de esgoto, as construtoras deverão implantar uma rede coletiva, ligada adequadamente a uma Estação de Tratamento. Para isso, as empresas privadas terão de elaborar, no prazo de 120 dias, o projeto para construção do sistema de coleta e de tratamento de esgoto, unidade a ser doada e operada para a Deso. Tanto o planejamento como a execução das obras serão analisadas, fiscalizadas e aprovadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe, conforme instrumento de regulamentação assinado.
"A Deso já havia construído uma ETE [Estação de Tratamento de Esgoto] que tinha capacidade para cobrir a sede municipal da Barra. Porém não havia condições de atender os novos empreendimentos, que são mais de 6,9 mil unidades. Isso equivale a uma nova Barra dos Coqueiros, com mais de 20 mil habitantes. Com a assinatura deste Termo de Cooperação estamos dando a possibilidade de dobrar o atendimento de esgotamento sanitário na cidade", explica o diretor-presidente da Deso, Sérgio Ferrari, destacando que a iniciativa é inédita e abre o espaço para futuras parcerias com o setor privado.
O acordo permite que os novos empreendimentos residenciais sejam construídos já com acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, em respeito às normas de preservação do meio ambiente. A previsão é que as construtoras invistam R$ 6,8 milhões no processo de expansão do sistema de esgotamento sanitário. Para o diretor de Meio Ambiente e Engenharia, Carlos Fernandes Melo Neto, o ato ganha relevância porque celebra a união entre empresas que são concorrentes no setor com uma empresa pública. E quem se beneficia diretamente é a população, com a melhoria das condições da qualidade de vida.
Cobertura – Hoje, a Barra dos Coqueiros já conta com sistema completo de esgotamento sanitário implantado pelo Governo do Estado com recursos superiores a R$ 15 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I). A rede de esgoto atende 4.5 mil ligações domiciliares e beneficia aproximadamente 16 mil pessoas. Com a iniciativa, será possível expandir esta capacidade atendendo aos novos empreendimentos em áreas de crescimento que não integram o projeto iniciado pelo Estado.
As empresas que integram o Termo de Cooperação são: AC/Impacto, Aliance, Laredo Residence, Neguri, Faceiro, Jotanunes, Damha, Alphaville, Poly Promotion.