Sexta, 24 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Jogos Escolares Sul-Americanos são abertos


Publicado em 06 de dezembro de 2014
Por Jornal Do Dia


Autoridades prestigiaram abertura dos XX Jogos Sul-Americanos Escolares em Aracaju

A sergipana da seleção brasileira de natação Sany Marques, teve o privilégio de acender a pira Olímpica

O GOVERNADOR JACKSON BARRETO E O MINISTRO ALDO REBELO ABRIRAM OS JOGOS

Com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a 20ª edição dos Jogos Sul-americanos Escolares foi aberta nesta sexta-feira (5), pelo governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, capital sergipana. A competição conta com 1.600 estudantes, entre 12 e 14 anos, de 11 países que competem em 9 modalidades até a próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro.
No discurso, o ministro Aldo Rebelo destacou que os Jogos Sul-americano são um momento de fraternidade entre os países do continente. "Sejam bem-vindos! Queremos que vocês se sintam em casa, porque o povo de Aracaju e brasileiro estão acolhendo a todos. Espero que essa energia de vocês, não seja apenas para os jogos, mas para construir um futuro como cidadãos, para superarem os desafios de cada país", disse o ministro.

Por sua vez, o governador Jackson Barreto destacou a alegria da juventude nesta competição. "Vocês estão sendo recebidos com a alegria, com o coração e o comprometimento deste povo".
O anfitrião Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), também bateu na mesma tecla. "Nós recebemos de coração todos "los hermanos". O Brasil ama a todos!", disse Antônio Hora.
O ponto alto da cerimônia foi quando a nadadora sergipana Sanny Marques acendeu a pira olímpica. "Adorei levar a tocha num campeonato tão importante. Este é um momento marcante na minha vida", disse a nadadora do Colégio Amadeus, que competirá nos 50m peito e 100m peito.
Antes a tocha foi conduzida pelas atletas Corbalan Ana Paula, do pentatlo da Argentina e a brasileira Heloisa Dias, do atletismo.

O juramento do atleta foi outro momento de destaque com o estudante Diego Ismael, da delegação brasileira e campeão pan-americano e bicampeão brasileiro de judô. Por sua vez, o juramento do árbitro foi feito pelo sergipano Laelson Menezes, árbitro nacional da Confederação Brasileira de Voleibol.
A abertura contou ainda com muita música e dança. As ginastas da Seleção Brasileira de Ginástica Ritmica apresentaram a coreografia Ginástica de gala. Houve ainda a coreografia do Colégio Jardins, sobre "Aranhas", organizada pela professora Iracema Cardoso e Grupo de Reisado Doze Estrelinhas, de Rosário do Catete. Durante toda a solenidade, as músicas oficiais foram tocadas pela Banda Marcial de Carmópolis.
A cerimônia contou ainda com Ernesto Irurueta, presidente do Conselho Sulamericano de Esporte (Consude); Tito Montaño, ministro do Esporte da Bolívia; Ismanto Adna, ministro do Esporte de Suriname; o prefeito em exercício de Aracaju, José Carlos Machado; Ricardo Cappelli, secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte do Brasil; Jan Coolen, secretário geral da Federação Internacional de Desporto Escolar; Robson Aguiar, secretário geral da CBDE; Gilson Dória, coordenador do jogos e secretário do Estado do Esporte e Lazer de Sergipe (SEEL); Carlos Eloy, secretário de Esporte e da Juventude de Aracaju e deputados estaduais e federais.

O evento – que conta com as delegações dos países do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru, Suriname e Venezuela – é promovido pelo CONSUDE e organizado pela CBDE, em parceria com a SEEL, Secretaria de Estado do Trabalho de Sergipe e com o apoio financeiro do Ministério do Esporte.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade