Quinta, 22 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Jovens explorados em SP voltam a Itabaiana


Avatar

Publicado em 04 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Está prevista para hoje a chegada em Itabaiana (Agreste) dos três adolescentes entre 15 e 17 anos que foram encontrados em situação de trabalho análogo à escravidão nas praias do Guarujá (SP), após uma queixa prestada à Polícia Civil da cidade. Eles foram resgatados no último dia 27 e, desde então, estavam em um abrigo para crianças e adolescentes. Os rapazes aguardavam apenas a autorização da Justiça local para viajarem desacompanhados e devem chegar a Aracaju em um avião de carreira, antes de seguir de ônibus para a cidade serrana.
As outras duas vítimas, que têm 18 anos, voltaram para Sergipe no último final de semana e um deles, ainda traumatizado com a experiência, chegou a negar que tivesse sido explorado. O grupo passou por um atendimento psicológico ainda em São Paulo e a Prefeitura de Itabaiana se comprometeu a continuar esse tratamento, além de fazer um acompanhamento social das famílias. As cinco pessoas moram no "Bairro da Invasão", um dos mais carentes da periferia da cidade, e foram atraídas pela promessa de ganhar dinheiro no litoral paulista e ajudar a sustentar suas famílias.
O responsável pelo esquema, o vendedor sergipano Josevaldo Santos Santana, 36, está preso no Guarujá e vai responder a processo na Justiça de São Paulo por exploração do trabalho escravo. Segundo a polícia, ele mantinha os jovens em uma casa com péssimas condições de estrutura e higiene, cobrar dívidas das vítimas e obrigando-as a trabalhar como vendedores ambulantes, pagando apenas R$ 1,00 por dia. Josevaldo pode ser condenado a até 12 anos de prisão.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade