Quarta, 22 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Licitação de rotativo deve ficar pronta este mês


Publicado em 05 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia


A SMTT está concluindo o edital para implantar novo estacionamento rotativo

Kátia Azevedo

O processo licitatório para a implantação do novo sistema de estacionamento rotativo no Centro de Aracaju, Siqueira Campos e região das clínicas do bairro São José deve ser finalizado nas próximas semanas.  
De acordo com previsão da direção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, o novo sistema deve entrar em operacionalização no início do ano que vem.

A licitação deve acontecer mais de um ano após o primeiro anúncio divulgado pela prefeitura para dar início ao processo. "Todos os dados já foram levantados e a licitação deve acontecer nos próximos dez dias. Após este período, em um prazo máximo de 60 dias o estacionamento rotativo deve estar entrando em funcionamento", informa Nelson Felipe da Silva Filho, superintendente da SMTT.
O novo modelo proposto pela administração municipal é o compartilhamento igualitário de vagas de estacionamento, de forma totalmente eletrônica, sem o antigo parquímetro.

O cadastro de usuários e veículos e a venda de bilhetes poderão ser feitos pelo portal da SMTT e aplicativo para dispositivos móveis. Outros pontos de vendas ainda serão definidos. Uma novidade é que motos e caminhões também terão acesso ao serviço.
O novo sistema terá monitoramento local, com o trabalho de equipes de fiscais para a identificação do carro que está usando a vaga. Em situações de descumprimento, os veículos podem ser guinchados e o motorista autuado.

Nelson Felipe destaca que o novo serviço irá desafogar as áreas da cidade que enfrentam maior estrangulamento de tráfego. Ele ressalta que a quantidade de veículos que circula especialmente na área central de Aracaju é alta e que muitas das vagas acabam sendo preenchidas pelos próprios lojistas, e o acesso por parte dos demais usuários acaba ficando comprometido.
O superintendente da SMTT enfatiza que muitas vagas que poderiam ser ocupadas por consumidores são hoje utilizadas somente pelos comerciantes e os funcionários das lojas. "Queremos ofertar três mil vagas distribuídas entre o Centro, São José e Siqueira Campos", frisa.

Nelson Felipe cita que o novo sistema tem um diferencial de não ser analógico, como o anterior. "A operacionalização é totalmente virtual, com a compra antecipada de créditos para a utilização da vaga. O tempo máximo de uso da vaga será de duas horas. Se a pessoa ultrapassar este tempo terá que trocar de vaga. O usuário pode comprar direto através de um aplicativo de celular ou pela internet através do cadastramento da placa do carro ou ainda por meio dos agentes autorizados de vendas que serão lojas, lanchonetes, bancas de revistas, casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais que serão credenciados para instalação do serviço", observa.

O superintendente da SMTT ressalta que o novo sistema é ativado automaticamente para contagem do tempo e que em cada rua terá um fiscal do órgão para conferir se a vaga está ocupada de acordo com as normas estabelecidas pelo serviço. "Se o usuário não tiver ativado, mas for cadastrado, automaticamente a vaga é ativada e a pessoa vai ter tempo para sair daquele local. No caso em que o cartão não foi ativado e não houve compra avulsa, será acionado um aviso para que seja pago um valor equivalente a quatro horas. Se no prazo de 24 horas não houver o pagamento o carro é autuado por estacionamento em local proibido", explica.

Ele disse que os comerciantes aprovam a medida e que na semana passada houve uma reunião entre a direção da SMTT com representantes da classe comercial na qual os lojistas manifestaram ansiedade para o início do novo sistema. "A medida poderá atrair mais consumidores para o Centro comercial de Aracaju. As pessoas passarão a frequentar mais as lojas diante desta possibilidade de acesso a vagas de estacionamento", disse Nelson Felipe.

A instalação do estacionamento rotativo no Centro da cidade integra o conjunto de obras anunciadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju no início deste mês. Além desta medida, haverá a implantação da lei de carga e descarga, que irá regulamentar a forma de embarque de mercadorias no centro da cidade. A proposta da SMTT é disciplinar o serviço através de uma regulamentação que envolve a definição de horários, tamanhos de veículos ou caminhões que fazem este tipo de atividade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade