Milton Ales Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
O projeto que implanta novo sistema de estacionamento rotativo no centro de Aracaju já foi concluído por técnicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan/AJU), mas ainda não foi autorizado pelo prefeito João Alves Filho. Diante do desejo dos lojistas e consumidores, a perspectiva por parte da administração municipal é que até o próximo dia 15 o prefeito João Alves Filho possa autorizar a publicação, e enfim iniciar o processo licitatório. Essa mesma data era prevista para a última sexta-feira, 27.Paralelo ao retorno dos antigos pontos de cobrança rotativa, o departamento de engenharia da SMTT pretende promover uma série de alterações nas principais vias públicas do Centro. Entre estas mudanças está a criação de corredores exclusivos para carga e descarga que vai contribuir diretamente na minimização dos congestionamentos geralmente formados nos horários de pico. De acordo com o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, é preciso que a nova empresa vencedora comece a realizar esse tipo de fiscalização e cobrança em Aracaju para que finalmente as mudanças sejam atribuídas e os aracajuanos passem a enfrentar menos impasses.
Ciente da necessidade desta publicação, Navarro disse que a própria prefeitura tem pressa. "Já faz um tempo que este projeto edital já foi concluído por nós aqui da SMTT, inclusive com a participação de servidores da Seplan, mesmo assim houve alguns imprevistos e o documento permanece sem ser publicado. Nos próximos dias isso deve ocorrer e finalmente iremos poder por em prática outros desejos populares", declarou. Diferente dos antigos ‘Parquímetros’ e ‘Zona Azul’, a compra de créditos e ativação do uso das vagas online será a forma de atuação, assim como ocorre com as bicicletas públicas instaladas em pontos estratégicos da cidade. Desta forma a SMTT garante que não haverá aparelhos para emissão de ticket, uma vez que tudo será informatizado.
Esta liberação para estacionamento será promovida através de cadastro por parte dos usuários no sistema, com aplicativos disponíveis para smartphones e IOS, ou mesmo por meio dos pontos de vendas que serão instalados a cada 80 metros. Ainda por Francisco Navarro foi dito ao Jornal do Dia que os corredores exclusivos para carga e descarga serão geradas taxas que devem ser pagas para estacionar nas áreas abrangidas pelo novo projeto. "Estamos qualificando toda a região e se haverá custo para a prefeitura, é indispensável esse tipo de custo para os usuários. Nada que não seja abusivo, serão taxas conforme cobradas há alguns anos. Esse projeto é moderno e que vai agradar aos usuários", pontuou.
Até o início da noite de ontem a administração municipal ainda não havia divulgado o valor a ser cobrado para o estacionamento dos carros, caminhões e motocicletas que também passarão a ser tarifadas. A direção geral da SMTT informou ainda que algumas ruas deixarão de disponibilizar vagas de estacionamento, assim como vinha sendo promovido nas ruas de Itabaiana e Itabaianinha desde o governo Edvaldo Nogueira. Estas ruas passarão a ser exclusivos corredores de trânsito.


