(Michel de Oliveira/PMA)
Licitação teve duas empresas vencedoras
Publicado em 17 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Para que o contrato com as empresas fosse formalizado, o Consórcio do Transporte Metropolitano homologou, na manhã desta segunda-feira, a licitação, com a assinatura dos gestores das quatro cidades que integram a Grande Aracaju e do Governo do Estado. Representando o governador Fábio Mitidieri na reunião, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, enfatizou a importância do ato para a conclusão da licitação. Ele também frisou a transparência com a qual o processo foi conduzido e salientou a parceria entre o Governo de Sergipe e as quatro cidades para a realização de todas as etapas.
No processo de licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju, a empresa Transportes Sergipe Limitada, de Minas Gerais, foi a vencedora do primeiro lote e irá operar nas cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Já o segundo lote teve como vitoriosa a Viação Atalaia, que vai operar nas cidades de Aracaju e São Cristóvão.
O presidente da empresa Viação Atalaia, Alberto Almeida, destacou como esse avanço resultará em melhorias para o transporte público da região metropolitana, como também regulamenta todo o sistema para que funcione de forma igualitária e com regras definidas. A companhia já opera o sistema de transporte coletivo da Grande Aracaju, atualmente.
De acordo com a licitação, fica estabelecida uma frota de 473 ônibus para circular na região metropolitana. Os veículos devem possuir idade máxima de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi, inserção progressiva de ar-condicionado, entre outras benfeitorias. A previsão é que elas iniciem os trabalhos em 2025.
As Prefeituras de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que participam do consórcio, estão investindo um subsídio de R$ 126 milhões, rateado entre elas, de acordo com o quantitativo populacional de cada município. Além disso, o Consórcio conta ainda com a participação do Governo do Estado.