Quinta, 29 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Lojas do centro podem funcionar até às 21 horas


Avatar

Publicado em 05 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Lojas do centro de Aracaju já podem estender o horário de funcionamento (Divulgação)

Milton Alves Júnior

Diante da aproximação do Natal, o setor lojista com atuação na região da Grande Aracaju está liberado para ampliar – se assim a direção empresarial desejar -, o respectivo horário de atendimento ao público. Apontada nacionalmente como a data comemorativa de maior impulsionamento das vendas varejistas, o dia 25 de dezembro deste ano deve apresentar um aumento de 5% se comparado com o mesmo período do ano passado. Conforme previsto ao longo dos últimos dez anos, a ampliação deste horário de funcionamento permite que cada estabelecimento possa melhor atender ao público consumidor nos diversos horários de pico. Esta mudança abrange os polos comerciais situados em vias públicas, bem como shoppings e galerias.
Pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL / Aracaju), foi informado que, apesar de a deliberação em conjunto ter sido pontuada para a partir desta segunda-feira (4), desde a semana passada – respeitando as lei trabalhistas -, grandes redes já estavam operando com funcionamento estendido até às 21h. De igual modo, em comum acordo entre dirigentes lojistas e a classe trabalhadora, ficou definido que a partir do próximo dia 16 será autorizado funcionamento nos dias úteis da semana até às 22h. Esta data abre a semana que antecede a noite de Natal. Por se tratar de um momento de intenso fluxo de pessoas, este horário estendido segue até a noite do dia 30, véspera do Ano Novo.
Apesar desta ampliação, a CDL Aracaju esclarece que não se trata de uma medida obrigatória; a adesão ao horário estendido vai de acordo com a linha administrativa de cada estabelecimento. Por tradição, as primeiras regiões de comércio forte a implantar esse sistema em Aracaju, são: Centro, Siqueira Campos, Sol Nascente, 13 de Julho, Orlando Dantas e Augusto Franco. Ao se aproximar de datas especiais como Natal e réveillon, aderem: Coroa do Meio, Santos Dumont, Aruana, Bugio e Inácio Barbosa. Além da capital sergipana, as cidades incluídas neste acordo são: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Laranjeiras, Maruim, Itaporanga D’Ajuda, Riachuelo e Santo Amaro das Brotas.
Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), indicam que o Brasil deve gerar neste final de ano cerca de 500 mil oportunidades de emprego temporário. A ampliação no quantitativo de novas vagas se comparado ao mesmo período do ano passado está atrelada às boas perspectivas de venda do atacado e varejo neste último trimestre de 2023. Desse total, o estado de Sergipe pode gerar em torno de 15 mil empregos com até três meses de duração. Ainda segundo destacado pelos estudos desenvolvidos pela Asserttem, a indústria deve responder pela maioria das contratações (55%), seguida pelo setor de serviços (30%), e pelo comércio (15%).
Previsto na Legislação trabalhista em vigor no Brasil, este tipo de atuação temporária é validada como medida de atender demandas passageiras do contratante, bem como ofertar oportunidades de ocupação funcional. Sobre a oportunidade de conquistar a vaga em definitivo, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), revelou que esta tendência tem se tornado real em decorrência dos avanços conquistados paulatinamente pelo setor. Em consonância, a Associação Brasileira também acredita que o momento pode ser favorável para transformar a vaga provisória em definitiva. O horário tradicional de atendimento aos consumidores será retomado no dia 02 de janeiro; primeira terça-feira do ano.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade