Quinta, 30 De Novembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Lombofaixas tentam proteger pedestres em corredores


Avatar

Publicado em 10 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A novidade na capital sergipana já é utilizada em outras cidades do país e tem como principal objetivo garantir uma travessia mais segura para os pedestres, ao mesmo tempo que dá maior visibilidade ao motorista no momento em que o pedestre está em movimento na via e a necessidade de redução para passar no local elevado. Foto: Michel de Oliveira

O funcionamento dos corredores de ônibus em Aracaju, marcado para a próxima sexta-feira (11), além de reduzir o tempo de locomoção para os aracajuanos que utilizam o transporte público para se deslocar na cidade, outros benefícios poderão ser percebidos por esses usuários.
Para que esse serviço passasse a funcionar de forma efetiva, a Prefeitura de Aracaju investiu em uma série de mudanças realizadas nos novos corredores de ônibus, com mudanças mais significativas no da Hermes Fontes, que traz de novidade a faixa exclusiva à margem do canteiro central e as lombofaixas, que irão auxiliar na travessia segura dos pedestres.
De forma semelhante à faixa de pedestres, com pintura horizontal, as lombofaixas são elevadas ao nível da calçada, e são similares a outro tipo de intervenção utilizada em vias da cidade, que tem como intuito a redução da velocidade dos condutores: a lombada.
A novidade na capital sergipana já é utilizada em outras cidades do país e tem como principal objetivo garantir uma travessia mais segura para os pedestres, ao mesmo tempo que dá maior visibilidade ao motorista no momento em que o pedestre está em movimento na via e a necessidade de redução para passar no local elevado.
“A lombofaixa, que é uma faixa de pedestre elevada, eu costumo dizer que é a zona de segurança do pedestre e é importante que o motorista tenha consciência disso. A lombofaixa permite a travessia em nível, do lado da calçada até o outro lado onde estão os abrigos de ônibus, então ela traz essa facilidade, sensibilidade e segurança para a travessia”, explica o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Renato Teles.
Por outro lado, ressalta o gestor, o motorista também precisa ter essa clareza que a lombofaixa é um pouco mais elevada do que uma lombada ou redutor de velocidade tradicional, “ele precisa ter uma velocidade reduzida, independente do pedestre estar ou não atravessando, para que ele passe com o veículo em segurança”, frisa. “E quando tiver um pedestre atravessando, ainda mais, o motorista deve parar, permitir a travessia e seguir o seu fluxo com tranquilidade”, orienta.

Conscientização – Para que a população se adeque às mudanças, a Prefeitura de Aracaju realizará ampla campanha educativa, diretamente no trânsito da cidade, com o intuito de garantir a conscientização tanto das pessoas que vão utilizar as lombofaixas, como dos condutores de veículos que trafegam pelos corredores.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade