Domingo, 25 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Mais de 300 pessoas aguardam pelo transplante de córnea em Sergipe


Avatar

Publicado em 05 de setembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Estado, cerca de 300 pessoas aguardam pelo procedimento.

O mês de setembro é marcado por diversas campanhas de conscientização para cuidados com a saúde e valorização da vida, entre elas, o Setembro Verde, iniciativa que busca estimular a doação de órgãos e tecidos. Em Sergipe, atualmente, apenas o transplante de córnea é realizado. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Estado, cerca de 300 pessoas aguardam pelo procedimento. Entre as dificuldades para a doação estão o preconceito e a falta de informação.
O transplante, seja de órgãos sólidos, a exemplo do coração, seja de tecidos, como a córnea, ainda é alvo de desconhecimento e preconceito por parte de toda a sociedade. O médico oftalmologista Allan Luz, que é especialista em cirurgia de transplante de córnea e atua no Hospital de Olhos de Sergipe, destaca que o compartilhamento de informações sobre todo o processo é fundamental para que as pessoas quebrem o preconceito em relação à doação de córneas.
“É necessário que a sociedade compreenda a importância do transplante e que desmistifique o tema. Aqui em Sergipe, nós já realizamos a cirurgia, o SUS realiza de maneira gratuita e todo o procedimento é extremamente criterioso e respeitoso com as famílias envolvidas. A informação é um fator importante para que tenhamos um maior número de doações e de transplantes”, pontuou o especialista, que já realizou mais de 1200 procedimentos em Sergipe e outros estados.
As ações em prol da doação de córneas ficaram ainda mais evidentes em maio deste ano, quando dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontaram que a fila de espera por um transplante de córnea no Brasil praticamente dobrou ao longo dos últimos cinco anos, passando de 12.212 em 2019 para 23.946 atualmente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade