**PUBLICIDADE
Publicidade

Mais de 37 mil seguem o caminho do Enem em SE


Avatar

Publicado em 26 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior

No segundo e último dia de provas alusivas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), exatos 37.457 candidatos sergipanos seguem na disputa por uma das vagas ofertadas em instituições públicas do ensino superior no Brasil. Incluída no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) permanece liderando o ranking das instituições mais cobiçada pelos candidatos residentes no Estado. Ao todo são mais de 4.400 vagas ofertadas em 105 cursos distribuídos por cinco campi – São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Deste total de vagas, 2.614 são para ampla concorrência, 2.721 vagas são disponibilizadas dentro do sistema de cotas, ficando as 105 vagas restantes para portadores de necessidades especiais.

Conforme previsto em edital, neste domingo, 28, os estudantes terão cinco horas para responder um conjunto formado por 90 questões referentes às ciências da natureza, e matemática e suas tecnologias. Assim como ocorreu no primeiro dia de avaliação, os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira que todas as ações operacionais destinada à fase final, em que envolve a aplicação das provas, seguem dentro do previsto.

Mesmo sem carregar o peso da expectativa envolvendo o tema da redação, para este segundo dia de avaliações são esperados os questionamentos considerados mais difíceis entre ampla parcela dos candidatos. Ao JORNAL DO DIA, o professor de Matemática, Ulisses Cavalcante, chamou a atenção para a carga psíquica que envolve o último dia de provas. Mesmo com a ausência da Redação, o educador reconhece que há um conjunto de fatores suficiente para impor pressão, em especial, aos candidatos mais jovens; entre esses aspectos está o tempo de prova [30 minutos a menos].

O docente chama a atenção ainda para o resultado do gabarito apresentado pelo Inep e MEC referente ao primeiro dia de avaliação; diminuição proporcional da concorrência diante do nível de abstenções; bem como a natural expectativa para as questões a serem apresentadas. Manter a tranquilidade é apontada pelo matemático como essencial. “No primeiro domingo [de exame] há aquela expectativa inicial dos jovens quanto ao início das questões e ao tema da redação, mas nesse segundo dia considero mais complicado. Enquanto alguns se apegam ao alto número de ausências, que faz a concorrência diminuir, outros podem estar impactados de forma positiva e/ou negativa depois que o gabarito foi apresentado”, disse.

Pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia provocada pela covid-19, os cuidados dentro das salas de aplicação das provas permanecem sendo redobrados, conforme exige o protocolo de biossegurança elaborado com o apoio de médicos sanitaristas. As principais medidas adotadas são: proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção contra a COVID-19. Portanto, o uso durante a prova será obrigatório. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local das provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento será eliminado do exame.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade