**PUBLICIDADE
Publicidade

LAMBE-LAMBE EM ARACAJU, POR CÂNDIDA OLIVEIRA


Avatar

Publicado em 26 de novembro de 2021
Por Jornal Do Dia


Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos

No final da tarde de ontem, no Museu da Gente Sergipana, a historiadora e jornalista Cândida Oliveira lançou o livro “Lentes, memórias e histórias: os fotógrafos lambe-lambe em Aracaju (1950-1990)”, numa solenidade bonita e concorrida, contando com a presença de diversas personalidades do âmbito intelectual e cultural sergipano. Atuante nas lides da comunicação e com destacada atuação na EDISE, é o seu terceiro trabalho editorial e o primeiro autoral.

Cândida é natural da cidade do Rio de Janeiro (7 de outubro de 1976), filha de José Gomes de Oliveira (cearense) e Maria José dos Santos, a dona Leca. É irmã gêmea de Cleber Oliveira. Com três anos de idade, veio mora em Aracaju com a família e aqui se estabilizou, tendo feito toda a sua formação escolar (básica e superior) na capital sergipana, tendo frequentado os seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Estadual Senador Leite Neto – primário; Educandário São Carlos (a 4ª série) – não existe mais; Colégio Estadual Barão de Mauá – do 5º ao 8º ano; Colégio Estadual Tobias Barreto – 1º e 2º ano científico; e o Colégio Senhor do Bomfim (2º e 3º anos – técnico em Contabilidade).

Em Nível Superior, tem duas formações: Jornalismo (Universidade Tiradentes, 2001-2005) e Licenciatura em História (UFS, 2012-2017). Ainda sem atuação na docência, tem concentrado sua vida profissional desde 2004 na área de comunicação e jornalismo. Foi estagiária na Flash Assessoria de Comunicação (2004-2007) e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe; atuou no Jornal Correio de Sergipe (2006-2007); no Jornal do Dia (2007-2014), na Secretaria de Comunicação de Aracaju (2007-2010) e na Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (2010-2014). Atualmente, trabalha como Assessora da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase.

Eu tive a honra de apresentar “Lentes, memórias e histórias: os fotógrafos lambe-lambe em Aracaju (1950-1990)” e também de acompanhar toda a trajetória acadêmica de Cândida Oliveira ao nível Universidade Federal de Sergipe, onde ela foi minha aluna e orientanda tanto no Curso de Licenciatura em História, como no Mestrado em História, com essa temática sobre a história da fotografia em Sergipe a partir das memórias em torno do lambe-lambe. O livro, aliás, é um desdobramento de sua dissertação

Recentemente, sua pesquisa despertou a atenção do quadro UFS Ciência. Em matéria intitulada “Foto lambe-lambe ou oiti: ascensão e declínio na Aracaju de outrora”, uma produção de Abel Serafim. Na ocasião Cândida pôde falar um pouco mais sobre sua trajetória de pesquisa e como chegou à temática. De igual modo, pude também me pronunciar a respeito além do já havia dito na apresentação obra, destacadamente a parte em que ressalto os sujeitos do lambe-lambe: “Então, o lambe-lambe não é em si o objeto, mas os sujeitos que desenvolveram e implementaram uma técnica no centro de Aracaju e, assim como muita coisa, esses sujeitos e suas práticas foram engolidos pela chamada modernidade da capital sergipana”.

“Lentes, memórias e histórias: os fotógrafos lambe-lambe em Aracaju (1950-1990)” é prefaciado pela professora doutora Edna Maria Matos Antônio, que testemunhou o início das atividades de pesquisa de Cândida Oliveira quando foi estudante de jornalismo da Universidade Tiradentes. O livro torna-se desde então um importante contributo para a historiografia sergipana, no afã de que ele desperte outros olhares por novas lentes.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade