Mais de 75 mil estudantes vão fazer provas do Enem no Estado
Publicado em 28 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Na contagem regressiva para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 75.388 candidatos inscritos no Estado de Sergipe se preparam para enfrentar a maratona de perguntas e respostas, a qual pode resultar no acesso ao Ensino Superior por intermédio de uma instituição federal. Os dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que a menor Unidade Federativa do Brasil contabilizou um aumento acima de 17 mil inscrições se comparado com o processo seletivo do ano passado. Em 2022, Sergipe oficializou 57.369 inscrições deferidas. Segundo previsto em edital, o concurso acontece nos próximos domingos, 05 e 12 de novembro.
Sem alterações na composição organizacional se comparado aos anos anteriores, no primeiro dia todos os candidatos serão submetidos a resolver 45 questões de linguagens – sendo elas formadas por 40 perguntas de língua portuguesa, outras 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; além da tradicional prova de redação, apontada como forte conteúdo eliminatório nas disputas pelas vagas. De acordo com o edital, a abertura dos portões acontece às 12h, e fecha pontualmente às 13h. O início das provas ocorre às 13h30 e termina às 19h. Pelo segundo ano consecutivo o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova. São eles: e-Título; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e/ou RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. A direção do Instituto esclarece apenas que capturas de tela não serão válidas em hipótese alguma. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado. Com trinta minutos de duração a menos se comparado ao primeiro dia de seleção, acontece neste domingo, 20, o segundo e último dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). Conforme previsto em edital e realizado ao longo dos últimos dez anos, a diminuição do tempo para respostas ocorre em virtude de a prova de redação – com o tema: ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’ -, ter ocorrido na semana passada.
De acordo com o Governo de Sergipe, na próxima quinta-feira, 01 de novembro, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), estará promovendo a revisão final no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, no horário das 9 às 18 horas.
Este ano o segundo processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), está ofertando 51.277 vagas, de 1.66 6 cursos de graduação. Ao todo, 65 instituições de educação superior assinaram o Termo de Adesão (TA) ao Programa. Entre os cursos com maior disponibilidade de vagas estão: Pedagogia, com 2.011 ofertas; Administração (1.697); Ciências Biológicas (1.543); Direito (1.485); Matemática (1.429); Química (1.380); Medicina (1.343); Física (1.311); Engenharia Elétrica (1.248) e Engenharia Civil, que estão ofertando 1.222 vagas. A Universidade Federal de Sergipe (UFS), disponibiliza este ano 5.640 vagas, distribuídas em 108 cursos.