Mais de mil pessoas privadas de liberdade têm oportunidade de qualificação pelo Enceja PPL
Publicado em 30 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Justiça e Cidadania (Sejuc), apoia a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). O Exame é ofertado pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e será realizado nos dias 29 e 30 de novembro.
Ele é destinado às pessoas privadas de liberdade que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade curricular apropriada. Privados com idade mínima de 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio puderam se inscrever. A avaliação é voluntária e gratuita, e tem a finalidade de oferecer subsídios para melhor qualificação educacional após completarem as penas.
Em 2023 foram aprovados integralmente pelo Encceja PPL 73 candidatos, dentre os quais 45 receberam a certificação de Ensino Fundamental e 28 do Ensino Médio. Os resultados do Encceja PPL 2024 poderão ser obtidos em 23 de dezembro, mediante inserção do número do CPF e da senha, na página do Inep.
“Assim como os Exames de Certificação de níveis Fundamental e Médio, ofertados pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, é preciso compreender a oferta do Encceja PPL não apenas como um cumprimento legal, mas também como um compromisso social por meio do Inep/MEC, com todos os jovens e adultos que estão em regime de privação de liberdade. A participação de cada examinando deixa claro o quanto está imbuída em seus pensamentos a importância dos estudos para sua vida, principalmente após o cumprimento da pena e o retorno ao convívio social. É uma oportunidade ímpar para que essas pessoas possam reconstruir sua história de vida”, destacou o coordenador da Divisão de Exames e Certificação da Seduc, Edson Aragão.
O Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, é a unidade que teve mais inscritos, contando com 256 candidatos; seguido do Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, com 89 inscritas; e a Cadeia Pública de Estância, com 72 inscritos.
Remição pela Leitura – Dos 6.242 apenados no sistema carcerário de Sergipe, 1.100 participam do projeto de Remição pela Leitura. Além disso, cerca de 695 internos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos, e 730 em média requerem todos os anos a certificação por meio dos exames supletivos estaduais.