Mais um caso de feminicídio é registrado no estado
Publicado em 25 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Peritos do Instituto Médico Legal (IML) confirmaram na madrugada desta segunda-feira (24), mais um caso confirmado de feminicídio registrado no município de Itabaiana, região Agreste do estado de Sergipe. O cenário de vulnerabilidade enfrentado pelas mulheres no estado tem preocupado parlamentares e profissionais das forças de segurança, com destaque para a Superintendência da Polícia Civil. Em menos de 15 dias, este foi o terceiro registro envolvendo morte de mulheres vítimas de violência. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), o crime aconteceu na Travessa São Jorge, no Bairro Miguel Teles de Mendonça.
As investigações preliminares indicam que a nora da vítima – de 53 anos, é a principal suspeita da ação criminosa; com o amparo de agentes da Polícia Militar, a mulher chegou a ser levada ao Hospital Regional de Itabaiana, mas não resistiu aos ferimentos. Diante das informações denunciando a possível autora do crime, policiais seguiram para a residência da suspeita, mas não a encontraram. Em outros dois momentos, na manhã e tarde de ontem, as buscas foram realizadas, mas a nora seguia ausente. Diante destas constatações, a Polícia Civil declara a suspeita como foragida. O atestado de óbito constatou perfurações aplicadas por arma pontiaguda, possivelmente, faca.
Uma pesquisa feita pelo Senado Federal mostra que 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica provocada por um homem. Dessas, 76% sofreram violência física. O Jornal do Dia enaltece aos leitores que a Central de Atendimento à Mulher está disponível para receber denúncias através do número 180. A ligação é gratuita, e o sigilo integral da denúncia é garantido. Nesse número estarão as orientações sobre direitos e serviços para a população feminina em todo o país. Profissionais do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP 190), também permanecem à disposição para proceder com a imediata assistência social.