Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Manifestação cobra volta da Petrobrás para o Estado


Avatar

Publicado em 02 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


(Janaína Santos/Divulgação)

Milton Alves Júnior

Na luta pelo reinício das atividades da Petrobras em Aracaju, centrais sindicais, petroleiros aposentados e da ativa se reuniram no início da manhã de ontem na rua Acre, zona Oeste da capital sergipana, com a finalidade de pressionar o governo federal. Ao longo dos últimos quatro anos a classe trabalhadora tem impulsionado este desejo junto à administração pública federal, porém, após a vitória e posse do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, os profissionais da estatal optaram por ampliar o movimento que conta, também, com o apoio de comerciantes da região, deputados estaduais, federais e senadores. O ato desta sexta-feira (01), foi coordenado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
De acordo com o presidente da entidade, professor Roberto Silva, paralelo ao atendimento dos anseios populares – sobretudo dos funcionários da empresa -, é compreendido pelos manifestantes que a reativação das atividades neste polo produtivo permitirá que a economia sergipana alcance melhorias em curto prazo, bem como novos postos de trabalho possam ser gerados nas dependências internas e externa da Petrobras. No próximo dia 31 de março completam quatro anos que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro autorizou que as portas da empresa fossem fechadas em definitivo. Além de Sergipe, todos os demais estados da região Nordeste também se depararam com o fechamento da parte administrativa. Na época houve uma série de mobilizações, mas o ato não atingiu o ápice devido, também, pelos efeitos da pandemia.
“Estamos reunidos em mais uma oportunidade para lembrar as pessoas que a Petrobras representa investimento, além de geração de emprego, de trabalho e de renda, para diversos setores da nossa economia do nosso estado. Infelizmente houve uma política nefasta de desmonte, que culminou com a retirada das atividades da empresa em Sergipe. Esperamos que esta nova administração federal entenda o nosso pedido e conserte aquilo que foi um erro praticado pela antiga gestão”, destacou Roberto Silva. Na manhã da última quarta-feira, 28, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), juntamente com a deputada Linda Brasil (Psol), receberam uma comitiva da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Durante o encontro – ocorrido na sede do Poder Legislativo -, ficou acordado que a Alese vai criar uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Petrobras com o objetivo de defender os interesses estratégicos do Estado de Sergipe no setor de petróleo, gás e energia renovável. “Vamos construir uma agenda permanente para discutir o desenvolvimento econômico e social de Sergipe a partir da retomada dos investimentos das Petrobras no Estado, especialmente no setor de petróleo, gás e transição energética”, afirmou o presidente. A manifestação de ontem contou com a presença da deputada Linda Brasil, e do senador da República Rogério Carvalho.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade