Terça, 25 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Mão Amiga cadastra catadores de laranja


Publicado em 02 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


O cadastramento dos catadores será feito em seus municípios

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniu na manhã de ontem representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), das Secretarias Municipais de Assistência Social e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para acertar dos detalhes do cadastramento 2012 dos catadores de laranja no Programa Mão Amiga.

Durante a reunião, a diretora de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, apresentou as orientações para a execução da 4ª edição do programa. Sugestões e dúvidas foram esclarecidas e ficaram combinados encontros nos 15 municípios beneficiados pelo Mão Amiga na cultura da laranja para os últimos ajustes antes das inscrições, que começam no dia 06 de agosto.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, alertou as instituições parceiras para que a edição desse ano não sofra influências políticas por conta das eleições municipais.
"Com o período eleitoral temos que redobrar a atenção. O trabalhador da laranja precisa ser atendido independentemente de qualquer preferência político-partidária. Se houver comprovação de qualquer interferência política local em relação ao programa, ele corre o risco de ser cancelado no município", enfatizou.

Gismário Nobre, diretor técnico de extensão da Emdagro, complementou falando do respeito à dignidade do trabalhador resgatada pelo programa. "O Mão Amiga trata o trabalhador de uma forma digna e decente, garante a possibilidade de manter a família na época da entressafra", lembrou.

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Lúcia Moura, também reforçou a necessidade de atenção ao período eleitoral para que ele não interfira no cadastramento dos trabalhadores. "Temos também que ter o comprometimento de todas as instituições envolvidas para fazer desta etapa do Mão Amiga mais um sucesso", frisou.

Como se cadastrar – O cadastramento para o Mão Amiga da laranja acontecerá nas sedes da Emdagro em cada um dos municípios participantes. Se não houver escritório da Emdagro no município, outro local será escolhido.

Para se cadastrar o requerente precisa comprovar que trabalha na cultura da laranja e estar munido de sua Carteira de Identidade, CPF, relatório analítico e extrato do Bolsa Família (se for o caso). Os dois últimos documentos podem ser emitidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaporanga D’Ajuda, Rosileide Cruz, alertou para que os trabalhadores só compareçam nos locais de inscrição com todos os documentos necessários.
 "É preciso que os trabalhadores da cultura de laranja estejam com todos os documentos exigidos em mãos na hora da inscrição, pois a falta de qualquer um deles o cadastramento não será realizado. Documentos pela metade não serão aceitos, é preciso que os trabalhadores tenham conhecimento disso", enfatizou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade