**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Marinete do Forró é renovada e já está circulando


Publicado em 08 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A tradicional Marinete do Forró, um dos mais destacados símbolos da cultura local e do período de festas juninas, passou por uma importante renovação, promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e está disponível à população local e turistas. A solenidade de entrega aconteceu na noite desta quinta-feira (6), nos Arcos da Orla da Atalaia, assim como a viagem inaugural do roteiro especial para está época do ano.
O mais charmoso veículo junino do país passou por uma manutenção mecânica e completa reformulação de sua identidade visual, na busca por valorizar um equipamento que é motivo de orgulho para todo amante da cultura sergipana. Além da nova plotagem, com cores vibrantes e elementos simbólicos da cultura nordestina, a Marinete ganhou brilho especial com iluminação de LED na parte externa.
“A Marinete do Forró é um projeto cultural da Prefeitura nesse momento do São João, para que a gente possa fazer o roteiro turístico na nossa cidade com uma grande animação. Começa agora e só para depois do São Pedro. Já temos o Arraial do Povo, aqui na Orla, teremos Forró Caju a partir do dia 23, na praça dos mercados, e, agora, a Marinete, oferecendo o que há de melhor: alegria, felicidade, amor, mas também geração de emprego, renda e valorização das nossas manifestações culturais”, explica o prefeito Edvaldo Nogueira.
A Marinete do Forró é um ônibus adaptado em estilo jardineira e decorado com símbolos da identidade cultural junina, de forma a proporcionar aos turistas e moradores de Aracaju e de Sergipe uma singular experiência turístico cultural com o autêntico forró sendo tocado por músicos locais ao som dos instrumentos clássicos do forró: o triângulo, a sanfona e a zabumba. Acompanha o ritmo um casal de dançarinos juninos que executa danças em xote, xaxado e baião.
“Esse equipamento tem sido o grande condutor da boa imagem do nosso turismo. O Brasil inteiro conhece essa Marinete e sabe o que ela representa. Hoje, estamos entregando a Marinete aos aracajuanos e turistas para que eles possam visitar os nossos pontos turísticos ouvindo o nosso tradicional forró e na companhia dos dançarinos de quadrilha. Fazemos o percurso com muita segurança e informação, mostrando o que Aracaju tem de bom”, aponta o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.
No seu roteiro, a Marinete do Forró percorre vários pontos turísticos do município, como a Orla da Atalaia, Largo da Gente Sergipana, mercados centrais, Centro de Artesanato Chica Chaves e outros atrativos, promovendo uma experiência única aos passageiros ao aliar a possibilidade de visitar as belezas naturais e histórico-patrimoniais da cidade com uma atmosfera festiva e autêntica.
“Essa Marinete é um xodó dos turistas que vêm de fora, do interior do estado, dos lugares aqui perto, mas também dos aracajuanos. Ela é o resultado de uma ideia criativa, que junta a própria ideia em si com o melhor da música sergipana, a mais genuína, o forró pé-de-serra. Ela é bem-vinda, por isso estamos comemorando a nossa Marinete do Forró de volta”, afirma o presidente da Funcaju, Luciano Correia.
Com décadas de história na bagagem, a Marinete já faz parte do imaginário de quem ama os festejos juninos e a própria Aracaju, tornou-se uma referência, que agora está revigorada.
“É um momento importante. Nós sabemos que Aracaju se destaca cada vez mais no turismo do país e nossa empresa com 43 anos de presença na cidade contribui um pouco disponibilizando a tão querida Marinete. É uma satisfação como empresário e cidadão poder contribuir para a melhoria do nosso turismo”, ressalta o Presidente da empresa Progresso, parceira da administração munição na iniciativa, Adierson Monteiro.

Roteiro Especial – Durante a solenidade de entrega do veículo, foi apresentado ao público o roteiro especial junino que faz parte da programação do Forró Caju 2024.
Durante todo o ano, a Marinete do Forró faz passeios regulares, todas as sextas-feiras, para aracajuanos e turistas que visitam a cidade. Nesta edição especial junina serão 4 dias de passeios, com início no sábado, 8, de forma a ampliar o número de pessoas que desejem fazer o passeio gratuitamente.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade