Quinta, 25 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Maternidade disponibiliza novos leitos


Publicado em 01 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


NoVOs leitos neonatais estarão disponíveis a partir de hoje

Cândida Oliveira
candidaoliveira@jornaldodiase.com.br

A partir de hoje, 1º, 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatais devem começar a funcionar no Hospital e Maternidade Santa Izabel. Os equipamentos começaram a ser instalados no dia 24 deste mês. A medida, de caráter emergencial, atende ao acordo estabelecido entre o Governo do Estado e a maternidade, no Ministério Público.

Os técnicos de enfermagem que necessitam de conhecimento e experiência em neonatalogia também foram treinados. A instalação dos novos leitos tem como objetivo adequar o atendimento prestado pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), única unidade pública em Sergipe para atendimento a gestante de alto risco, portadoras de patologias como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro. A superlotação da MNSL foi tema e várias audiências públicas no Ministério Público.

Segundo nota enviada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, para ampliar a assistência no atendimento as gestantes de alto risco, a Secretaria adotou todas as providências, a exemplo da contratação de 20 novos leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e 10 de Cuidados Intermediários. Outra ação é o trabalho para a implantação de uma porta de regulação em médio prazo que vai permitir direcionar gestantes para os leitos específicos a depender do risco da gravidez, melhorando o tempo resposta do atendimento a gestante de alto risco.

Mas se a direção da Maternidade colocará os leitos em funcionamento hoje e se há profissionais suficientes para atender a demanda, a assessoria da SES não soube informar. "Essa parte é de responsabilidade da direção da Maternidade", disse Castilho de Jesus. A equipe do JORNAL DO DIA tentou contato com a direção da Maternidade e com a assessoria de comunicação, no entanto não conseguiu falar com ninguém.

Ações – Paralelo a isso, a Secretaria trabalha na agilidade das obras para abertura do Hospital de Nossa Senhora do Socorro com cerca de 16 leitos para maternidade. Essas ações são paralelas às atuações nas demais maternidades, a exemplo de Propriá, Capela e Nossa Senhora da Glória. Trabalha-se, ainda, intensificação à educação permanente nas maternidades do interior do estado, a fim de reduzir as transferências para a capital e, somando-se a isso, a adesão por parte do Estado à Rede Cegonha.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes dispõe hoje de cerca de 154 leitos sendo 34 UTI Neonatal, 25 Unidade Intermediaria, 24 Canguru e 71 alojamento comum (mãe e filho juntos).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade