Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Maternidade Lourdes Nogueira completa um ano com 3,6 mil partos realizados


Avatar

Publicado em 18 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


FUNCIONÁRIOS DÃO ABRAÇO SIMBÓLICO NO PRÉDIO DA MATERNIDADE LOURDES NOGUEIRA, QUE COMPLETOU O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO (Ana Lícia Menezes/PMA)

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) completou seu primeiro ano em funcionamento nesta quarta-feira (17). Para celebrar seus mais de 3.600 partos realizados ao longo desses 12 meses, foi realizado um ato simbólico na unidade onde foram prestadas homenagens e ressaltada a importância do complexo materno-infantil não só para as aracajuanas, mas também para todas aquelas gestantes que não são da capital sergipana, mas que tiveram seu filho aqui. Presente na cerimônia e emocionado com os tributos prestados à sua mãe, Lourdes Nogueira, que dá o nome à maternidade, o prefeito Edvaldo Nogueira parabenizou toda equipe técnica que compõe a unidade e destacou o significado desse complexo de saúde para Aracaju.
“Essa maternidade é um exemplo para todos nós, pois é de média complexidade e tem como base o acolhimento daquelas mulheres que chegam para terem seus filhos. Esse é um momento muito significativo na vida delas, pois chegam aqui com esperança, alegria e felicidade, mas ao mesmo tempo com apreensão. Garantir um acolhimento e segurança faz com que elas se sintam muito felizes e tenham as condições para que o filho nasça com saúde e tranquilidade, sem intercorrência e que a mãe seja bem tratada. Temos toda uma equipe competente e infraestrutura necessária para isso. É uma maternidade que nos dá muito orgulho, por isso temos mais de 3.600 partos realizados que atende até pessoas de outros estados. Essa maternidade jamais funcionaria bem, se não fosse por esse corpo técnico responsável e capacitado. Hoje ela é uma das referências no Brasil, mas tende a melhorar ainda mais”, disse.
Embora seja municipal, o complexo-materno infantil já atendeu pacientes de 80 municípios, sendo 66 de Sergipe, nove da Bahia, quatro de Alagoas e um atendimento a uma parturiente de São Paulo. O projeto para a criação dessa unidade, lembra o secretário municipal da Saúde, João Victor Burgos, havia sido abandonado, mas foi recuperado pela atual gestão e inaugurado no ano passado, mudando a vida de milhares de mulheres.
“A Lourdes Nogueira é referência no parto humanizado, por isso hoje é tão importante estarmos todos aqui, com muita honra, para comemorar esse primeiro ano de funcionamento da maternidade que é fundamental para a nossa rede. Trazer esse pioneirismo e ineditismo do parto humanizado para as mulheres aracajuanas e de outras que não residem em Aracaju, mas que são atendidas aqui, simboliza a missão cumprida. A maternidade tem a cara da gestão, um projeto que estava perdido e abandonado, mas que foi resgatado com muito esforço e acolhe tantas gestantes hoje. As pessoas querem ser bem acolhidas e atendidas e a Lourdes Nogueira se tornou um lindo exemplo disso”, disse.
A diretora-geral da Lourdes Nogueira, Rita de Cássia Leal, ressaltou como a presença e atuação de um corpo técnico profissional, além de uma estrutura física de qualidade, são elementos fundamentais para que a maternidade seja hoje uma referência nacional, no que diz respeito ao parto humanizado.
Todas as crianças nascidas na maternidade já saem com a cobertura vacinal completa para recém-nascidos, com testes de triagem neonatal, e aqueles que permanecem internados por mais de cinco dias também já realizam o teste do pezinho. No cartório que funciona no local, mais de 2.300 certidões já foram emitidas.
Entre serviços de urgência e emergência, já foram realizados 12.900 atendimentos com classificação de risco; 41 mil exames laboratoriais e 13 mil testes de triagem neonatal. Também já foram produzidas e servidas mais de 226 mil refeições, que incluem as parturientes, os recém-nascidos (caso seja prescrito), os acompanhantes e os colaboradores da maternidade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade