“Quero enquadrar [a fila] até dezembro para ficar 45 dias como prazo máximo de fila. Até 40 dias, nem é considerado fila. Mas eu quero que até dezembro não tenha ninguém fora do prazo máximo”, disse.
Médicos peritos do INSS também entram em greve
Publicado em 31 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
Depois de servidores técnicos e analistas terem deliberado greve, na manhã de ontem foi a vez de profissionais da medicina, peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Sergipe, também cruzarem os braços, cobrando a reestruturação administrativa do INSS, realização de concurso público para o órgão, além de melhorias de salários e carreira de toda a classe trabalhadora.
De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), todos os 25 médicos atuantes na menor unidade federativa do país decidiram por suspender as atividades; os atendimentos previamente agendados para esta semana estão sendo reagendados. Esta greve faz parte de uma ação unificada que teve início no dia 23.
De acordo com Joaquim Antônio, atual coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-SE), o planejamento de atividades públicas ficou a ser deliberado conforme a realidade administrativa vivenciada por cada base regional do INSS nas 26 unidades federativas, mais o Distrito Federal. As atividades gerais não foram interrompidas em sua totalidade. Segundo destacado pelos servidores, 30% funcional segue sem alterações; esse cenário acontece devido ao trabalho desenvolvido por funcionários da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DataPrev), e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O representante sindical garantiu ao JD que este movimento nacional defende, também, os interesses dos contribuintes que buscam algum dos serviços desenvolvidos pelo INSS.
Reagendamento – Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo ‘Meu INSS’ e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou ‘Meu INSS’ e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência. Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição. Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.