O MERCADO ALBANO FRANCO SÓ ESTÁ FUNCIONANDO ATÉ ÀS 13 HORAS. À TARDE ENTRA EM REFORMA
Mercado central fecha à tarde para reforma
Publicado em 18 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Depois de dois anos de pleito popular a Prefeitura de Aracaju decidiu interditar na tarde de ontem o Mercado Albano Franco para dar início ao processo de restauração da estrutura física. Segundo informações da Emsurb, empresa responsável por administrar o espaço, o serviço resume-se na instalação elétrica e hidrossanitária, pintura, polimento do piso, consertos de bancos e iluminação, drenagem na área de pescados e limpeza geral no maior mercado do Estado de Sergipe. O tempo de obra está contabilizado em até 120 dias corridos e o valor geral investido é de 200 mil reais. Para evitar maiores transtornos para os feirantes, o trabalho operacional será realizado apenas nas segundas-feiras.
Atendendo a uma solicitação antiga dos vendedores, com o fim desta reforma todos os restaurantes e bares terão a cobrança individualizada de água, de forma a facilitar a economia do recurso natural. Para muitos comerciantes, apesar dos comunicados feitos por servidores da Emsurb, o fechamento do mercado foi uma surpresa. Esse é o caso do vendedor de carne suína, Fernando dos Santos, que trabalha no mesmo box há mais de 20 anos. De acordo com o vendedor, o ideal era que outros dias o mercado fosse fechado a fim de agilizar a obra e resultar em benefícios mais breves. Apesar da respectiva opinião, o vendedor disse ter noção da dificuldade em interromper o serviço comercial naquela área.
"Eu não sabia que realmente iriam cumprir a promessa de fechar. Nas segundas anteriores eles já tinham iniciado a reforma, mas a gente poderia entrar. Só cliente que não entrava. Agora, ninguém pode ter acesso e eu acho isso ótimo. Na realidade queria que fechassem também nas terças, assim esse tempo iria cair de 120 para 60 dias, mas seria uma reclamação tão grande aqui. O bom é que parece que essa reforma começou de vez", disse.
Conforme enaltecido oficialmente na página da prefeitura, a medida visa a melhor execução dos serviços baseado no projeto de revitalização dos mercados centrais. Essa medida paliativa foi confirmada ao Jornal do Dia através da assessora de comunicação da Emsurb, Shislane Vitoria. "O dia de segunda-feira já era uma dia dedicado para limpeza no mercado Albano Franco, e mesmo assim sempre tinham comerciantes que permaneciam no local. Com essa medida de fechar o mercado Albano Franco nos dias de segunda ao meio dia iremos colaborar com o andamento das obras e contamos com a colaboração dos comerciantes. A medida será aplicada durante a execução das obras q está baseada no projeto de revitalização dos mercados centrais. Os demais mercados nos dia de segunda permanecem com o funcionamento normal", declarou.
Na tarde de ontem o Jornal do Dia teve acesso às dependências internas do mercado e constatou a situação precária. Além do teto que corre risco de desabamento, os banheiros, frigoríficos e rede elétrica apresentam sinais de descaso e abandono. "Vocês podem perceber que tudo aqui precisa de mudança. Não existe nada que não esteja ruim. Tudo muito sujo, velho e ninguém fazia nada por isso aqui, a não ser, uma ‘limpadinha’ e pronto. Agora é esperar para ver o resultado", disse o contador Wilton Rocha. "Sou cliente antigo daqui, mas já estava evitando porque a situação estava cada vez pior", pontuou.