Sexta, 21 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Meteorologia prevê chuvas até o próximo sábado


Publicado em 22 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Até o próximo sábado (25), técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) preveem possibilidade de mau tempo em todo o estado de Sergipe, com acúmulo de chuvas podendo ultrapassar a marca de 100 mm, além de rajadas de ventos acima dos 50 km/h. Diante desta análise meteorológica, o governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), deu início à emissão de sinais de alerta, em especial, para as áreas cadastradas como de maior vulnerabilidade. Paralelo à possibilidade de transbordamento de rios e lagos, o temporal pode resultar em múltiplos pontos de alagamento, riscos em ruas e avenidas, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos.
Por parte dos meteorologistas que monitoram a capital sergipana, não é descartada a possibilidade de, este ano, a cidade voltar a atingir – ou ultrapassar -, a média histórica para todo o mês de maio, a qual é de 275 milímetros. Somente até a primeira semana deste mês, foram registrados 117 mm; no ano passado o acumulado geral foi de aproximadamente 500 mm. No interior do estado a Defesa Civil já registrou inundações e danos estruturais nas cidades de: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Lagarto, Maruim, Neópolis, Itabaiana e Laranjeiras. Conforme o JORNAL DO DIA tem destacado, na capital sergipana o cenário de vulnerabilidade também tem atingido números preocupantes.
Contratada pela Prefeitura de Aracaju com a finalidade de prestar serviços de meteorologia, o sistema Climaju identificou a probabilidade de chuvas com volume de até 60 mm e ventos fortes, que podem chegar aos 60 km/h, além da possível incidência de raios. Pela Semac foi dito que o fluxo de umidade oceânica e a atuação do cavado – o prolongamento de um sistema de baixa pressão – têm contribuído para a instabilidade climática; o destaque dos estudos direciona para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes em qualquer hora do dia, podendo se estender para a madrugada do domingo. Um novo estudo climático deve ser apresentado os órgãos de Segurança Pública até esta quinta-feira.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade