Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Moradores protestam contra falta de ônibus


Publicado em 24 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


O protesto dos moradores do Tijuquinha impediu o trafego na Avenida Marechal Rondon

Um grupo de moradores dos povoados Tijuquinha e Serra Pelada, no município de São Cristóvão, protestou na manhã de ontem contra a falta de ônibus na região. Os manifestantes fizeram uma barricada com queima de pneus, fechando os dois lados da Rodovia Marechal Rondon, por volta das 6h nas imediações da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Por causa dos protestos, os condutores dos veículos ficaram impedidos de trafegar, o que gerou grande engarrafamento na via, que só foi liberada depois que representantes da Superintendência de Transporte e Transito (SMTT) foram até o local e apresentaram propostas para que o ato público fosse suspenso.  

O trânsito ficou completamente congestionado desde a avenida Chanceler Osvaldo Aranha, bem como da avenida Desembargador Maynard, na zona Oeste de Aracaju. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para apagar as chamas que formaram uma grande nuvem de fumaça. O trânsito só foi liberado por volta das 9h quando o representante da SMTT, o diretor de Transportes do órgão, coronel Péricles, esteve no local e negociou com os manifestantes a reativação da linha 032, Tijuquinha-Osvaldo Aranha, e mais ônibus para o Tijuquinha-Zona Oeste.

Segundo os moradores, existem poucos ônibus das duas linhas nos povoados desde a saída da empresa Viação Cidade de Aracaju e Viação São Cristóvão do sistema de transporte. De acordo com a comunidade, desde a mudança, apenas 2 veículos fazem o transporte de uma única linha que atende a localidade, o que gera a grande demora para conseguir um transporte no local. "Já é rotina os usuários daqui esperarem 4h no ponto de ônibus desde que ficou só uma linha. Antes eram 3 linhas e doze ônibus", reclama uma das lideranças da comunidade, Alisson Gonçalves.

Ainda segundo ele, os moradores são obrigados a realizar um trajeto desgastante todos os dias até conseguirem um ônibus. "Os atrasos no trabalho são constantes para muitas pessoas. Só tem transporte no conjunto Eduardo Gomes e muita gente perde tempo até chegar lá, e quando consegue o ônibus é sempre superlotado", acrescenta.

A expectativa da SMTT é que a situação seja totalmente normalizada ainda nesta semana, não somente nos povoados onde ocorreram os protestos, mas em várias áreas afetadas pela mudança no sistema de oferta de transporte coletivo.   
"Já há algum tempo estávamos conversando com os moradores sobre a situação do transporte no local. Até o final de semana, estão chegando novos ônibus da Viação Atalaia que vão suprir uma grande demanda, mas já desde hoje (ontem) a partir das 13h mais ônibus da linha Tijuquinha-Osvaldo Aranha já passam a circular", explicou coronel Péricles.

Conforme informações do diretor de Transportes da SMTT, a empresa Atalaia Transportes, que assumiu as linhas, irá colocar mais 30 veículos novos em circulação na próxima segunda-feira, 30 de setembro. A estimativa é que os veículos cheguem a Sergipe na próxima sexta-feira, 27.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade