Monique Oliveira
moniqueoliveira@jornaldodiase.com.br
Após cumprirem a decisão judicial e desocupar o prédio desativado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), conduzidas pelas lideranças do Movimento Organizado de Trabalhadores Urbanos (Motu), as famílias do 17 de Março seguiram para a avenida Hermes Fontes e ocuparam o prédio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Dispostos a negociar, o assessor de comunicação do estabelecimento financeiro, Weider Moreira, informou que os manifestantes iriam ser atendidos pela superintendência da CEF.
"O superintendente Luciano Pimentel está disposto a conversar com uma comissão de quatro pessoas", colocou Weider, que na ocasião recebeu dos representantes dos Sem Teto um documento, dando conta de que as famílias despejadas do 17 de Março são participantes do Cadastro Único do Governo e precisam de moradia, pois estão vivendo em barracos. O assessor prometeu protocolar o pedido, convencendo os manifestantes a desocuparem o prédio e aguardarem do lado de fora da agência.
Segundo uma das lideranças do Motu, Dalva Angélica Santos da Graça, as famílias ocuparam a agência da Caixa para reivindicar um projeto voltado para a moradia. "Aqui estão apenas as famílias do 17 de Março, que desocuparam hoje cedo o prédio do INSS. Elas vieram reivindicar ao superintendente da Caixa um projeto de moradia popular, já que é o Governo Federal que libera os recursos", frisou.
INSS – Segundo informações do órgão, o destino daquele prédio ainda não está definido. Há informações que o imóvel será leiloado, mas é uma decisão que deve vir da Presidência do INSS em Brasília. O prédio foi desativado em 2010 por determinação da Defesa Civil em decorrência dos riscos de incêndio em função de problemas nas instalações elétricas. O gerente executivo garante que, desde então, o prédio não está abandonado. Ele informou ainda que no local há segurança patrimonial e que apenas o atendimento externo teria sido suspenso, neste período.


