Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

MPT-SE recebe maior número de denúncias dos últimos cinco anos


Avatar

Publicado em 22 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Cada vez mais trabalhadores têm buscado o auxílio do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE). E os números provam isso. “Em 2023, o MPT-SE recebeu 2.889 denúncias. Em comparação a 2022, o aumento foi de quase 40%”, destacou o Procurador do Trabalho Ricardo Carneiro.
Os dados foram obtidos através do sistema interno de notificações da instituição. Este é o maior número desde 2018, quando foram contabilizadas 1.744 denúncias. “Isso é o retrato da maior confiabilidade da sociedade sergipana na figura do MPT, graças a um trabalho sólido, desenvolvido ao longo de diversos anos. É hora de colher os frutos dessa confiança e de continuar dando uma resposta eficaz e célere à sociedade”, enfatizou o Procurador-Chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas.
O Procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga afirma que o cenário, em Sergipe, inverte uma tendência que seria de redução, após a Reforma Trabalhista, em 2017. “Poderia ter ocorrido uma queda de denúncias no âmbito da Justiça do Trabalho. Mas aconteceu o contrário. Isso demonstra a necessidade de uma atuação constante e cada vez mais firme no combate às irregularidades trabalhistas”, ressaltou.
Em 2023, foram ajuizadas 124 ações, sobre diversos temas. “Nessas ações, abordamos temas bastante relevantes, como a responsabilização pela prática de trabalho análogo à de escravo, combate ao trabalho infantil, regularização do meio ambiente do trabalho, para prevenir a ocorrência de acidentes, além de vários outros temas na seara trabalhista”, detalhou o Procurador do Trabalho Albérico Neves.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade