A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) recebeu nesta terça-feira, 23, pela manhã, 8 mil mudas arbóreas e frutíferas, provindas de processo licitatório e de compensações ambientais. Angico, Jatobá, Aroeira, Pau Brasil, Ipê amarelo, Cajueiro, Palmeira Imperial, Pau Ferro, Goiabeira, Oiti, entre outras espécies, fazem parte dessa nova leva. As mudas estão no Horto do Parque Augusto Franco (Sementeira) e se encontram em fase de adaptação ao clima local.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o presidente da Emsurb, Sidclay Souza Santos, os assessores da Sema, José Rosa Felipe e Salete Rangel, além de técnicos e analistas do órgão ambiental acompanharam o descarregamento das mudas. "Esta é uma etapa importante para a conclusão de nossa meta este ano, que é plantar 40 mil mudas na cidade", declarou o secretário Eduardo Matos.
Além de plantar em vias públicas e praças, o Plano de Arborização também inclui o Parque Augusto Franco (Sementeira). "A ideia é transformar o Parque num verdadeiro viveiro de mudas florestais, não só para conservar como também para pesquisas. A Sema pretende fazer com que a população conheça as espécies pertencentes ao nosso bioma e as preservem", revela a assessora técnica da Sema, Salete Rangel.
As mudas adquiridas, por enquanto, são para o plantio da cidade. Mas, com a revitalização do Horto, também incluído no Plano de Arborização, os especialistas da Sema esperam que, em alguns anos, haverá o suficiente para disponibilizar para a população. O plantio no Parque permitirá aos especialistas estudarem as espécies que mais se adaptam ao solo de Aracaju e cultivar diversidade de sementes.


