Multidão acompanhou o enterro do sindicalista José Souza
Multidão acompanha enterro de José Souza
Publicado em 24 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Foi enterrado no final da tarde de ontem o corpo do presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe (SEEB), José Souza de Jesus. Aos 56 anos, o sindicalista foi vítima de um infarto fulminante e encontrado desacordado em um hotel na cidade de Fortaleza (CE). Atuante, Souza havia se deslocado até a capital cearense a fim de participar de mais uma rodada de negociações entre bancários e diretores do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). Sob aplausos e palavras de ordem, o corpo deixou a capela por volta das 16h10 e seguiu em cortejo para a devida cerimônia de enterro. Familiares, companheiros sindicalistas e gestores públicos prestigiaram a despedida.
Emocionada, a jornalista e esposa de Souza, Niúra Belfort, encontrou forças para proferir pela primeira vez um discurso em público. Amparada pelos dois filhos e amigos mais próximos, ela declarou: "O seu legado será seguido, a sua honra será respeitada. A sua história será a nossa história; a sua luta será a nossa luta; o seu sonho será o nosso sonho e aqui estaremos seguindo o seu desejo de mudança e um país melhor para todos os trabalhadores. Agradecemos a todos pelos votos de conforto". Militantes do PCdoB e PT, além de integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) também presenciaram a cerimônia fúnebre.
Com frases que tanto representam os movimentos populares, como ‘Souza guerreiro, do povo brasileiro’ o corpo começou a ser enterrado. Um momento de comoção e lamentações. Para o bancário Leonel Fontes, a partida precoce de José Souza deixa uma lacuna na história do Estado de Sergipe. "Amigo, companheiro, líder! Compartilho com as palavras de Niúra, vamos continuar lutando nas ruas e com os banqueiros. A cara do Sindicato dos Bancários mudou pra melhor com ele e nós devemos muito", disse. Souza estava no cargo de presidente do sindicato pela segunda vez. Ele estudou Filosofia na UFS, era membro dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Sergipe, da CTB/SE, da Federação dos Bancários da Bahia /Sergipe e membro do Conselho Deliberativo da Previ.
A sindicalista e bancária Gabriela Dantas enalteceu o trabalho de Souza na batalha por valorização do Banco do Estado de Sergipe (Banese). "Um exemplo a ser seguido por todos nós. Conforto do senhor Jesus é o que desejamos a família. Os baneseanos são eternamente gratos ao seu empenho e força de vontade. Este ano não entramos em greve, e evitamos que a conta da Prefeitura de Aracaju fosse passado para a Caixa. Tudo isso graças ao trabalho duro desse mestre chamado José Souza de Jesus", afirmou.
Gestores de bancos públicos e estatais também participaram do sepultamento. O SEEB permanece em luto até a próxima semana.