Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Nota sobre nota


Avatar

Publicado em 28 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Desde 2015, ao menos, vivemos em crise.

Rian Santos
 
Acho graça, isso de grandes capitalistas me convidarem a coçar os bolsos, certos de fomentar a filantropia no seio da brava gente. Logo eu, um assalariado, equilibrado numa corda bamba, um jornalista profissional com filho pequeno pra criar e crédito empenhado em prestações a perder de vista.
O Dia de Doar, uma flor de plástico cultivada em pântano de boas intenções,apela aos sentimentos de pobres consumidores, a fim de limpar a barra ou a consciência pesada, talvez, de quem cobra os olhos da cara por serviços e quinquilharias. Nota sobre nota, eles faturam milhões. Mas quem tem de abrir a mão é a gente.
O colega Andrew Fishman, presidente e co-fundador do site The Intercept Brasil, explica a origem da presepada e especula sobre as razões de a lorota não colar, ao sul do Equador.
Segundo ele, americanos incomodados com o incentivo ao consumo desenfreado promovido pela Black Friday resolveram reagir com o ‘GivingTuesday’ – ou ‘Terça para doar’, em tradução livre. A tentativa de replicar o modelo cá em certa altura dos tristes trópicos, no entanto, deu com os burros n’água.
“Há anos, organizações brasileiras tentam fazer o mesmo por aqui, mas é muito difícil. A resposta óbvia, normalmente, é que não temos uma cultura de doação. Mas há mais razões, tenho certeza”.
A conclusão de Fishman é também a minha. Nós, trabalhadores brasileiros, sabemos bem quanto nos custa cada moeda, cada tostão furado. Não é fácil segurar a barra.Desde 2015, ao menos, vivemos em crise.
Para a organização do Movimento Doa Sergipe, as Ongs necessitam de um olhar mais atento da população durante o ano inteiro, mas a iniciativa de manter uma data para reflexão sobre o tema é muito importante para a mobilização da sociedade.
Eu não discordo. Com os bolsos pelo avesso todo fim de mês, no entanto, acho que seria mais proveitoso a turmabater às portas dos grandes apoiadores da campanha, gente graúda, como os administradores dos Shoppings Centers.Além deoferecer apoio, eles podem colaborar com dinheiro.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade