Novas vítimas, sobre a covid-19
Publicado em 08 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se
EDITORIAL
Os sergipanos baixaram aguarda e a pandemia voltou a ganhar força nos limites do estado. O número de internações voltou a crescer. Óbitos voltaram a ser registrados.
Nesta primeira semana após os festejos juninos, muitos pagaram caro pela alegria de voltar a aglomerar de cara limpa, sem reservas. Desde a última quarta-feira, pelo menos 67 pessoas foram internadas com Covid-19, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde.
Os dados se atêm somente às 24 horas anteriores à apuração. No mesmo período, foram confirmados 725 casos e seis óbitos. Neste ritmo, as vagas disponíveis nas unidades pública e privada de saúde podem ser insuficientes.
O período mais agudo da crise sanitária já tinha ficado para trás, a oferta de vacinas é agora farta. No entanto, ainda há quem resista a dar o braço ao imunizante e tenha abolido as máscaras de proteção, de uma vez por todas. Estes agem de maneira imprudente, por ignorância ou desleixo. Também há quem se comporte assim amparado em teorias conspiratórias sem nenhum fundamento, adeptos de teses já desmentidas, sem pé nem cabeça.
Embora as restrições antes impostas pelo poder público já tenham sido revogadas, não custa nada manter o mínimo de cuidado. Hábitos saudáveis, como a constante higienização das mãos e o uso de máscaras em ambientes fechados não representam nenhum impedimento ao convívio social, com a vantagem de manter o vírus longe de casa, preservando amigos e entes queridos.