Segunda, 13 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Nove presos considerados perigosos arrebentam grade e fogem do Cope


Publicado em 11 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia


A polícia ainda não tem pistas dosforagidos

Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br

Nove presos considerados de alta periculosidade e que haviam sido presos recentemente em extensas e complicadas operações da Polícia Civil, conseguiram algo que até então considerado raro: fugir em grupo da carceragem do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), que sedia os núcleos de elite das polícias Civil e Militar. Isso aconteceu por volta das 3h da madrugada de ontem, depois que os detentos quebraram a grade da janela de uma cela, passaram por um pátio lateral e pularam um muro. Em seguida, eles se embrenharam por uma grande área de matagais e terrenos baldios do Centro Administrativo, no Capucho (zona oeste).

A fuga foi percebida instantes depois pelos policiais do Cope e do Comando de Operações Especiais (COE), que iniciaram imediatamente as buscas pelos fugitivos. A movimentação de policiais e de peritos do Instituto de Criminalística foi intensa no local durante toda a manhã, quanto o local foi examinado. As visitas de familiares e a entrega de roupas e objetos aos detentos foram suspensas. Delegados do Cope passaram toda a manhã fazendo levantamentos, ouvindo depoimentos dos policiais que estavam de plantão e preparando um relatório que foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia e à Corregedoria do órgão.

Todos os fugitivos respondem por crimes de homicídio e assaltos, além de serem apontados como chefes de quadrilhas. Um deles é o alagoano Antônio Clívio Lima de Santana, o ‘Té’ ou ‘Bracinho’, 44 anos, líder da quadrilha que, segundo o Cope, fez 12 explosões de caixas eletrônicos e agências bancárias no interior sergipano. Ele tinha três mandados de prisão e fora preso após tentar matar um homem em Palmeira dos Índios (AL), no dia 21 de setembro último. Com eles, fugiram mais três acusados de participar de outras 15 explosões ocorridas neste ano e tinham sido presos em 1º de novembro em uma operação do próprio Cope: Daniel de Araújo Melo, 27, Arlei Antônio Silva Filho, 34, e Jeferson de Jesus Correia, 20.

Outro dos que conseguiram escapar é Adriano Santos Gonzaga, o ‘Mago’, 27, tido como um dos mais perigosos traficantes da periferia de Aracaju. Ele estava preso desde 29 de outubro e é investigado por mais de 20 assassinatos ocorridos ao longo deste ano no bairro Santa Maria (zona sul) – a polícia já confirmou que ‘Mago’ foi autor de sete deles. E um terceiro é José Carlos Lima dos Santos, o ‘Morrendo’, 25, preso em 16 de outubro e líder de um grupo que fez durante o mês passado uma série de assaltos violentos em bairros e povoados de São Cristóvão – em um deles, um capitão reformado da Polícia Militar foi violentamente agredido.

O porta-voz da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Sérgio Freire, disse que os foragidos "são cidadãos com periculosidade acima da média" e estavam detidos no Cope por conta de investigações e inquéritos que estão com depoimentos "bem avançados" ou em fase de conclusão. "Essas investigações ainda estavam em andamento, quanto à comprovação da participação dessas pessoas em outros tipos de crimes. E eles estavam custodiados no Cope porque eram ouvidos quase que diariamente, já que existiam essas suspeitas. Agora, a polícia vai correr atrás do prejuízo na tentativa de recapturá-los o mais breve possível e enviá-los ao sistema prisional", afirma.

Freire também garantiu que a apuração sobre a fuga será "rigorosa", dentro do inquérito policial que será conduzido pela Corregedoria da Polícia Civil – a qual também recebeu uma cópia do relatório do Cope. Além de apurar como se deu a fuga, será investigado se houve ou não algum tipo de facilitação na fuga. A segurança no Cope foi reforçada e as obras emergenciais de reparo foram iniciadas à tarde. "Serve até como exemplo para que isso não aconteça mais, porque é inadmissível acontecer fatos como esse em uma unidade que abriga presos de alta periculosidade. A determinação do secretário João Eloy [da SSP] é de que haja rigor na segurança e na apuração dos fatos", disse o porta-voz.

OS FUGITIVOS DO COPE

• Antônio Clívio Lima de Santana, o ‘Té’ ou ‘Bracinho’, 44 (explosão de bancos)
• Adriano Gonzaga Santos, o ‘Mago’, 27 (homicídio e tráfico)
• José Carlos Lima dos Santos, o ‘Morrendo’, 25 (roubo e homicídio)
• Daniel de Araújo Melo, 27 (roubo e explosão de bancos)
• Arlei Antônio Silva Filho, 34 (explosão de bancos)
• Jeferson de Jesus Correia, 20 (explosão de bancos)
• Thiago Henrique de Jesus Santos, o ‘Billy’, 22 (assalto a bancos)
• Jean Pierre de Oliveira Santos, o ‘Anjinho’, 25 (sequestro e roubo)
• José Hunaldo Alves Santos, 30 (roubo de gado, foragido da Bahia)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade