Quinta, 29 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Orquestra Sinfônica Brasileira realiza atividades apresentações em Aracaju


Avatar

Publicado em 05 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Democratizar o acesso à música clássica sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. Por isso, entre os dias 4 e 8 de dezembro, a OSB vai promover, pela primeira vez, atividades educativas e artísticas em Aracaju e em Barra dos Coqueiros, que incluem capacitação para músicos locais, concertos didáticos em escolas públicas, aulas de canto coral e duas apresentações gratuitas: dia 7/12, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju; e dia 8/12 na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros.
No repertório das apresentações, trechos de obras clássicas de compositores como Mozart, Bach e Chiquinha Gonzaga, e também obras natalinas, como “Noite Feliz” e “Boas Festas”.
“A parceria da Eneva com a Orquestra Sinfônica Brasileira promove educação musical, conscientização ambiental e transformação social. É uma iniciativa fundamental para democratizar o acesso à cultura e criar conexões que transcendem os palcos, impactando positivamente as comunidades de Aracaju e Barra dos Coqueiros”, enfatiza Flavia Heller, diretora executiva de Estratégia e ESG da Eneva.
As atividades começam no dia 4 com a Oficina Maracabalde, atividade que ensinará estudantes a construírem seus próprios instrumentos de percussão do maracatu com materiais recicláveis, promovendo musicalização e ainda consciência ambiental. As oficinas acontecerão em diversas escolas públicas, quase todas em Barra dos Coqueiros. A primeira é a Escola Municipal Prefeito José Mota Macedo, dia 4, às 9h30, no Povoado Capoã. No dia 4, às 14h, é a vez da Escola Deoclides José Pereira, no Povoado Jatobá.
No dia 5/12, às 9h30, o concerto didático será na Escola Prof. Maria Lígia Santos Moura; e dia 5/12, às 14h, na Escola Marili de Moura Lima. Já no dia 6/12, às 9h30, tem concerto na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, em Pirambu; e dia 6/12, às 14h30, na Escola João Cruz.
A OSB também vai promover dois concertos didáticos na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros, dia 5/12, terça, em dois horários: às 10h e às 13h30. Nos concertos, um Quarteto de Cordas – formado por Gabriela Queiroz (1º violino), Michael Machado (2º violino), Tiago Vieira (viola) e Emília Valova (violoncelo) – vai tocar algumas obras e ainda falar sobre as composições e os instrumentos, criando uma atividade lúdica e didática para os estudantes.
Além de tocar com a Orquestra, os jovens músicos da Orquestra Jovem do Sergipe também terão a oportunidade única de ter aulas e aprimorar elementos e práticas do universo sinfônico com alguns dos mais importantes músicos do país, integrantes da OSB, ao longo dos dias.
Para concluir em grande estilo as atividades, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará ao lado da Orquestra Jovem de Sergipe em dois dias: 7 de dezembro, quinta, às 19h30, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju; e no dia 8 de dezembro, sexta, às 19h, na Escola João Cruz, em Barra dos Coqueiros. Os dois concertos são gratuitos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade