Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Orsse traz projeto ‘EcoMúsica’ e pianista Fábio Caramuru a Sergipe


Avatar

Publicado em 23 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Nesta quinta-feira, 25 de abril, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) trará a seu público um repertório em completa sintonia com a natureza. Em concerto a ser realizado no Teatro Tobias Barreto, às 20h, o grupo receberá o pianista e criador paulista Fábio Caramuru para a performance do concerto ‘EcoMúsica’, com a participação do Coro Sinfônico da Orsse e regência do maestro Guilherme Mannis.
Nesta temática, serão apresentadas peças de Mendelssohn, Wagner, e a Suíte “The Wings”, op. 16, de Fábio Caramuru, composição inspirada em sons de pássaros.
O Projeto EcoMúsica existe desde 2013 como uma iniciativa artística pioneira e autoral que une música e sons da natureza, ressaltando a riqueza da fauna brasileira e a necessidade cada vez mais urgente da preservação ambiental.
Além de espetáculos ao vivo, o projeto também já resultou em dois álbuns (“EcoMúsica: Conversas de Um Piano Com a Fauna Brasileira” e “EcoMúsica Aves”), além de uma série de vídeos musicais, disponíveis nas plataformas digitais e redes sociais de Fábio Caramuru.
Ao longo de mais de uma década, a iniciativa tem sido apoiada e reconhecida por instituições como o Greenpeace Internacional, o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, prefeituras de diversas cidades brasileiras, embaixadas, consulados brasileiros pelo mundo e organismos internacionais.
De acordo com o maestro da Orsse, Guilherme Mannis, o concerto trará novidades.
“Inspirados na natureza, apresentaremos dois momentos: o primeiro com peças clássicas inspiradas pela natureza, concebidas por dois grandes mestres, Mendelssohn e Wagner. O segundo momento trará todos ao século XXI e à nossa necessidade crescente de conscientização à preservação da natureza e de nossa fauna, por meio das composições de Fábio Caramuru. A presença do Coro Sinfônico, belissimamente conduzido por Leonardo de Rezende e Verônica Santos, intensificará este repertório tão sensível e necessário”.
Uma palestra sobre o projeto será também oferecida pelo artista, no dia anterior ao concerto, com inscrições gratuitas. Os ingressos, a preços populares, estão disponíveis nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto.
A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Fábio Caramuru – O pianista e compositor Fábio Caramuru destaca-se pela diversidade de suas atuações como artista, idealizador e diretor de múltiplos projetos musicais e culturais.
Último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro e mestre pela ECA-USP. Ganhou diversos prêmios no Brasil, incluindo o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Também acumula apresentações em países como Estados Unidos, Bélgica, Suíça e Cuba, entre outros.
Nos últimos anos vem consolidando sua carreira artística dedicando-se principalmente à obra de Tom Jobim e também ao projeto autoral EcoMúsica, que desenvolve desde 2013.
Com este último, já esteve em diversos palcos de São Paulo, entre eles a Sala São Paulo, o Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer e o Memorial da América Latina, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e também no Canadá e no Japão.
Sobre a palestra realizada no dia anterior com Fábio Caramuru, será ministrada na Sala de Ensaios da Orsse, das 15 às 18h, em parceria com o Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe. É destinada a estudantes de música (inclusive pianistas), músicos profissionais e professores. As inscrições gratuitas podem ser realizadas por meio do Sigaa (alunos da UFS) ou por meio de link na bio do Instagram da Orsse: @orquestra.sergipe (público em geral).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade