Pagamento do 'Mão Amiga' aos cortadores de cana começa nesta terça
Publicado em 03 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia
Em virtude da demora na baixa da carteira de trabalho dos beneficiários da cana e da inserção efetiva de seis novos municípios no Programa Mão Amiga, o início do pagamento da primeira parcela do valor correspondente a R$ 190,00 será realizado nestas terça, quarta e quinta-feira, dias 3, 4 e 5 de julho.
O acréscimo no número de municípios beneficiados é um dos avanços do programa e está registrado na Lei 7.391, de 4 de maio de 2012, que altera a Lei 6.697, a qual criou a iniciativa em 1 de outubro de 2009.
Em 2012, o período de inscrição se estendeu para atingir um maior número de beneficiários, numa ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Emdagro, sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretarias Municipais de Assistência Social.
Cadastro – Conforme o último levantamento de dados do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), há 3.245 trabalhadores cadastrados em todos os 21 municípios da cultura da cana, dos quais 462 beneficiários dos seis novos municípios.
Com os pagamentos desta nova etapa da cana, o Governo do Estado vai completar a marca de mais de R$ 7,5 milhões investidos com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza apenas no Mão Amiga da cana-de-açúcar.
"Não só os beneficiários que estão entrando pela primeira vez devem comparecer aos locais onde serão entregues cartões e senhas. Todos devem estar presentes, inclusive os mais antigos, para a renovação da senha e o acesso ao pagamento no Banese", adverte a técnica do DRC, Auta Arnaldo.