Terça, 08 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Panela de pressão explode e provoca incêndio em casa


Publicado em 01 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A casa em São Miguel do Aleixo ficou parcialmente destruída (Divulgação)

Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estão intensificando o diálogo com a população brasileira – por intermédio de campanhas preventivas -, sobre os cuidados que todos devem adotar no momento de utilizar panelas de pressão. Este trabalho conta com o apoio de peritos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Na manhã do último domingo (29), uma casa ficou parcialmente destruída depois que uma panela explodiu e gerou incêndio no imóvel que fica localizado no município de São Miguel do Aleixo, região Centro Agreste Sergipano. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, nenhuma pessoa ficou ferida.
Estudos em fase de desenvolvimento por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) tentam identificar se ação ocorreu, conforme dito por vizinhos, sem a presença de pessoas dentro da casa; indícios indicam que uma mulher teria iniciado o processo de preparo alimentício e deixado o local para realizar outros afazeres. Ao ouvir o barulho seguido de fumaça, moradores da região acionaram o CBM enquanto invadiram a casa e tentaram apagar as chamas. Nesta iniciativa foram utilizados baldes com água, mangueiras e um caminhão-pipa, enquanto a viatura oficial não chegava. O espaço foi isolado e o fogo combatido; também estão em análise as condições estruturais da casa.

Cuidados – Em comunicado público, Inmetro e ITPS indicam que as panelas estão cada vez mais seguras com alumínio reforçado, tampa externa, anel de silicone e válvulas para controlar a pressão e diminuir o perigo. Mas é preciso atentar para o uso das panelas que ainda são fabricadas contendo pitos e borrachas. Entre as dicas de prevenção de acidente, estão: manter sempre limpa a válvula de segurança da panela na hora de desobstruir a pressão; verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto; substituir a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados; e trocar o anel de borracha sempre que apresentarem danos e sinais de envelhecimento.
Os peritos recomendam ainda manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana; nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que, no meio do cozimento de algo, a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída. (MAJ)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade