Segunda, 09 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Papo Vip // Wesley Lemos


Publicado em 22 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Em conversa com a coluna, ele fala de mídia, do lançamento da revista ‘Estilo W’ e da exposição do seu trabalho na Casa Cor Bahia.

SA: Quando e como surgiu o interesse pela arquitetura?

WL: Desde criança tenho apreço pelas artes e manifesto vocação para o design. Lembro que meu primeiro trabalho foi o desenho de um letreiro, com uma espécie de marca para a campanha de um vereador em Estância, cidade onde morei até os 12 anos. Acredito inclusive que a efervescência cultural do município foi primordial para a minha escolha profissional. Desde cedo, também tinha afinidade com o trabalho do meu pai, que sempre atuou na construção civil. Muito inquieto, meu lazer era colorir, desenhar e brincar de construção. Mas foi durante minha passagem pela antiga Escola Técnica, em Aracaju, que a vocação inata transformou-se em técnica e profissão. Na universidade, a arquitetura, o design, o urbanismo e a decoração tornaram-se grandes paixões.

SA: Você acredita na importância da criação de um projeto que seja a cara de quem vai utilizá-lo? O que isto representa na hora de gerar um projeto?

WL: Apesar de todo grande arquiteto ter seu estilo bem definido, um projeto residencial só atinge a plenitude se estiver realmente adequado ao jeito de viver dos moradores. Uma obra arquitetônica é fruto de vários fatores – artísticos, culturais, sociais, estéticos e técnicos – e o talento do arquiteto está justamente em conciliá-los. Especialmente nos projetos residenciais, a participação do cliente é primordial. Precisamos conhecer profundamente seus hábitos, rotina e preferências. Temos que mergulhar em sua intimidade. E como adoro as pessoas, tenho um apreço especial por este tipo de trabalho. A arquitetura é feita para as pessoas e não para satisfazer a um anseio particular do arquiteto. Todo projeto, seja residencial, comercial, público ou urbanístico, deve ser pensado com foco nas pessoas que vão usar aquele espaço. Assim, procuro sempre envolver o cliente em cada etapa do projeto. Ele é o protagonista e, mesmo intuitivamente, deve participar do processo criativo. O cliente tem que se envolver, se emocionar. Afinal, o propósito fundamental da arquitetura é despertar emoções. Se uma obra não tocar as pessoas de alguma forma, não é arquitetura, mas sim uma mera construção.

SA: Você talvez seja o único ou o arquiteto sergipano que mais usa a comunicação e as novas tecnologias para divulgar seu trabalho. Quando foi que resolveu investir em mídia?

WL: Todo profissional busca um reconhecimento. Mas acredito que, independente da área em que atue, talento e profissionalismo não bastam para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Particularmente, adoro ler revistas, jornais e assistir a bons programas de TV e, desde o início da minha carreira, reconheço a importância de ter uma assessoria de comunicação ao meu lado. Somente o profissional da área sabe a melhor maneira de apresentar o nosso trabalho à sociedade. Mas é preciso ter algo bom a mostrar, caso contrário, o investimento transforma-se em exposição excessiva, gratuita e sem propósito. Também sempre tive a sorte de poder contar com o apoio da imprensa sergipana, baiana e nacional, de profissionais que, como você, têm compromisso com o público e responsabilidade ao informar. Assim, como um processo natural de amadurecimento, temos olhado para as mídias digitais. Há alguns anos, lançamos nosso site, que hoje passa por reformulação, e há cerca de dois anos, iniciamos nosso blog. Em 2012, criamos nossa fanpage no Facebook e lançamos a primeira edição da revista digital, EstiloW. Tudo isto com a primorosa assessoria da Lotti+Caldas Comunicação, que é quem cuida da imagem da Wesley Lemos Arquitetura&Design.

SA: Tive o prazer de ler sua Revista on-line ‘Estilo W’, que está lindíssima. Pretende imprimi-la? Sergipe merece!

WL: Fico feliz em saber que você gostou da revista. Na verdade, esta foi uma iniciativa ousada do jornalista Leonardo Lotti e, como adoro novidades, apostei na ideia. Acreditamos muito nas mídias digitais e nossa proposta é, a partir da próxima edição, explorar cada vez mais as possibilidades de comunicação oferecidas pela web. Ficaríamos muito felizes em ver as pessoas acessando a Estilo W em qualquer lugar, seja na praia, no shopping, na praça, via tablet ou smartphone, ou mesmo em casa, pelo laptop ou desktop. Esta flexibilidade e mobilidade proporcionada pela internet é fascinante e faz com que a Estilo W esteja sempre disponível ao público. Basta acessar o http://issuu.com/wesleylemos/docs/estilow e pronto. Assim, neste primeiro momento, a revista nasce voltada para o digital, mas já pensamos em, no futuro, produzirmos uma versão impressa. Seria, talvez, uma ousadia ainda maior.
Concordo que Sergipe merece produtos e serviços de alta qualidade. Aliás, já passou da hora de acabarmos com a ideia de que as coisas por aqui não precisam ser bem feitas. Temos excelentes profissionais em diversos segmentos e nossa uma terra é sem igual. O que nos falta é valorizar mais nossa gente e isto deve partir do próprio sergipano. Onde vou, revelo com orgulho a minha sergipanidade e acredito que, se hoje tenho um trabalho reconhecido em todo o Brasil, é porque não me envergonho de mostrar a minha origem e procuro sempre inserir aspectos de nossa cultura em meus projetos.

SA: Sei que você é muito badalado, ficou entre os 100 melhores arquitetos do Brasil e acabou de expor seu trabalho na Mostra Aracaju 2012. Conte para nossos leitores uma novidade relacionada aos seus projetos.

WL: Até 11 de novembro, estou participando da Casa Cor Bahia, em Salvador. Em minha sétima participação no evento, assino a Suíte de Hóspedes da casa. A proposta é apresentar ao público um espaço acolhedor, onde possamos receber bem as pessoas queridas. A inspiração veio dos charmosos hotéis boutiques e busquei referências na chamada "América exótica", mais especificamente em Bogotá, Cartagena, Cusco e Machu Picchu, lugares que tive a oportunidade de conhecer recentemente e me fascinaram. Além disto, a Wesley Lemos Arquitetura & Design prepara-se para assinar os projetos de dois grandes empreendimentos imobiliários em Aracaju. Por enquanto, só posso revelar que os lançamentos devem ocorrer ainda este ano.  No mais, nossos escritórios em Aracaju e Salvador têm desenvolvido importantes projetos residenciais em Sergipe e na Bahia, fato que nos proporciona grande satisfação. Poder contribuir com a realização dos sonhos das pessoas é um privilégio.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade