O Sebrae e o Senac assinaram nessa terça-feira, 31, um termo de cooperação técnica para fomentar a cultura empreendedora junto aos alunos do ensino profissionalizante. Por meio da parceria, 1.200 estudantes serão beneficiados, até junho de 2019, com a inclusão da disciplina ‘Empreendedorismo para a Educação Profissional’ na grade curricular dos seus cursos.
Para viabilizar a oferta dos conteúdos, o Sebrae irá capacitar, a partir do mês de agosto, os primeiros 25 professores do Senac que irão ministrar as aulas. Eles participarão ao longo de seis semanas de um curso á distância, com duração de 48 horas, sobre empreendedorismo e formação profissional. Todo esse processo será acompanhado por tutores especializados no tema.
A ideia é que a partir do mês de outubro os alunos possam ter acesso aos novos conhecimentos. A disciplina será oferecida em seis módulos, com quatro horas de duração cada, e terá como foco o desenvolvimento do plano de vida e da carreira, abordando questões como o tempo e a trajetória de vida do estudante, a transformação de desejos em oportunidade, planejamento e o aproveitamento dessas oportunidades.
"Estamos buscando oferecer uma nova perspectiva a esses jovens, mostrando que empreendedorismo também pode ser um caminho a ser trilhado em suas respectivas carreiras. Queremos ajudar a formar uma nova geração de empresários de sucesso e o primeiro passo para concretizar esse desejo é investir em sua formação", destaca o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.
Novos professores – Até fevereiro do ano que vem outros 23 professores também serão contemplados com o repasse da metodologia. Segundo o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, a parceria representa um importante passo para a formação dos jovens sergipanos.
"O empreendedorismo é algo que precisa ser disseminado, pois ele pode servir como um grande incentivo para que as pessoas consigam concretizar os seus sonhos. Esperamos que todo esse trabalho ajude a formar novos talentos e que possamos em breve beneficiar um número ainda maior de estudantes".
A opção por empreender tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens brasileiros. Dados do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostram que cresceu em 2017 o número de empreendedores entre 18 e 34 anos que estão envolvidos na criação do próprio negócio.


