O espetáculo Passatempo, de Carlos Cauê, estreia esta noite no Teatro Atheneu Sergipense.
Passatempo, de Carlos Cauê, estreia no Teatro Atheneu
Publicado em 05 de maio de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Dia 5 de maio, às 20 horas, no Teatro Atheneu, os atores Ivo Adnil e Cícero Vieira estreiam o espetáculo Passatempo, texto de Carlos Cauê com direção de Sandro Américo.
O espetáculo põe em cena dois personagens – Danton Peres, um ator idoso, já sem o afago das plateias e dos aplausos, e seu fiel valete Mimi, assistente devotado ao amigo e ídolo – que passam seus dias revisitando os personagens que o ator interpretou no passado, numa reinterpretação lúdica da arte e da vida, que fala de amizade, admiração e principalmente um profundo amor fraterno unindo os dois seres numa relação de mútua dependência.
No microcosmo de um apartamento, os dois reinventam a vida a partir de cada personagem revivido, fazendo esse meta-teatro reacender uma nova perspectiva da diversidade humana e um novo olhar sobre eles mesmos. O ator, que já não vive em completo contato com a realidade – mas tem lampejos de consciência de sua decadência – e o seu assistente simples e fundamental para a grandeza do outro, fazem de “Passatempo” uma reflexão profunda sobre a vida, o tempo, a velhice, o amor e, sobretudo, o teatro.
Na montagem, a direção conduz a ação cênica centrada no trabalho de ator – o ator em cena é o espetáculo. O corpo, a voz, o psíquico, o emocional. O figurino desenha uma estética surreal, como é quase surreal a ação dramática dos dois personagens desdobrando-se em outros personagens e superpondo camadas de realidade por onde se passa o tempo.
O espetáculo tem 75 minutos e conta ainda com composição de músicas de Sandro Américo e arranjos de Deidison Rocha, figurinos, cenários e maquiagem de Jully Somar, confecção de figurino de João Araújo, sonoplastia de Cristiano Oliveira, iluminação de Victor Pinto, preparador de voz Edgar Degas, direção de elenco de Irá Santtus e produção de Ivo Adnil.