Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Petrobras confirma que executará Águas Profundas com unidades próprias


Avatar

Publicado em 13 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O GOVERNADOR FÁBIO MITIDIERI DISCURSA EM ENCONTRO NO RIO DE JANEIRO (Leandro Neves/Divulgação)

Durante a 2ª edição do Sergipe Day, evento que apresenta potencialidades de Sergipe na área de petróleo e gás, o governador Fábio Mitidieri cobrou a execução do programa Sergipe Águas Profundas, da Petrobras.
O programa terá dois módulos, cada um com uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência (FPSO). A primeira unidade tem capacidade de produzir 120 mil barris de petróleo por dia e 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Já a segunda unidade terá capacidade 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o Seap contará com um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra.
“O presidente Lula, ao incluir no PAC R$ 116 bilhões para a energia, demonstra a importância que o Águas Profundas terá para economia brasileira e não apenas para o nosso estado. Sergipe vive um momento definidor na sua economia, temos feito nosso trabalho não só na atualização das leis, na criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico que pegará parte desses royalties para desenvolver outros segmentos da economia, com objetivo de fomentar outros setores. Tudo passa pela Petrobras e é bom lembrar o compromisso do governo federal. Temos conversado muito com o diretor Carlos Travassos e hoje também viemos cobrar soluções da Petrobras sobre esse novo momento que Sergipe espera viver”, reiterou.
Diretor da Petrobras, Carlos Travassos detalhou a operação do Águas Profundas, apresentando etapas de investimento e tecnologias. Ao final, afirmou que o programa está mantido e será executado por unidades próprias.
“A Petrobras é uma empresa de economia mista, sob o controle da União, e temos o Sergipe Águas Profundas, um exemplo de parceria pública-privada. A gente não desistiu e não desistirá do projeto. Enquanto estamos apresentando ao mercado, estamos partindo para unidades próprias, operadas pela Petrobras. A gente tem pressa e óleo e gás têm pressa”.
“A grande mensagem deste dia é que a Petrobras fará o investimento no programa Águas Profundas. Essa é uma decisão firme e que mexe com o futuro de Sergipe e do Brasil”, comemorou o governador.
 
Protocolos – Durante a segunda edição do Sergipe Day, na cidade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (12), foram assinados protocolos de intenções com as empresas Toyo Setal Empreendimentos LTDA, para o desenvolvimento de projeto voltado para área de fertilizantes nitrogenados no estado de Sergipe, e com a Macaw Energies, que tem o objetivo de desenvolver projeto de implementação de uma planta de liquefação de gás natural no estado.
Durante a abertura do evento, o governador salientou os esforços do Estado em modernizar a legislação e criar condições favoráveis para a atração de novos investidores do setor de Óleo e Gás para Sergipe. 
“Hoje temos a assinatura de dois importantes protocolos de intenções do estado de Sergipe com empresas que já enxergaram as oportunidades do nosso estado. Iniciaremos estudo e projetos voltados para o aproveitamento do gás natural a ser produzido nas áreas de fertilizantes e liquefação. Espero que este despertar seja seguido por outras empresas. O estado de Sergipe dedica especial atenção à construção de um ambiente de negócios favorável às atividades empresariais, cuidando das questões regulatórias e tributárias, de forma que dê segurança jurídica e competitividade para aqueles que investem no nosso estado”, disse o governador.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade