Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deve entregar até o final deste mês a obra do Complexo Viário da avenida Tancredo Neves, também conhecida como Mergulhão da Tancredo.
A obra fará a ligação entre as áreas centrais com a região de praias da capital. Além do Mergulhão, o projeto inclui a urbanização do trecho final da avenida Iolanda Pinto Barbosa e a duplicação da avenida Paulo VI.
De acordo com o diretor de obras da Emurb, Sérgio Gentil, o trabalho está em fase final, faltando apenas a colocação do concreto e do asfalto para o fim do projeto, sendo que 70% da intervenção já foi concluída.
"Tivemos alguns contratempos, a exemplo do período de chuvas que inviabilizou o andamento dos trabalhos. Agora já retomados. A obra está avançando e deverá ficar pronta até o final deste mês", informa.
Sérgio Gentil explicou ainda que a obra depende da instalação de serviços para que seja concluída, a exemplo da implantação de rede de esgoto e energia elétrica. Salientou ainda que o que depende da Emurb está sendo providenciado e que 200 operários estão dando continuidade aos trabalhos.
Ele destacou que além destas questões, o órgão enfrentou algumas pendências antes de iniciar a obra no mês de janeiro, ressaltando que o prazo de execução se estendeu em decorrência de ajustes que foram feitos no projeto original, de autoria da administração municipal anterior.
Sérgio Gentil explica que em meados da execução da obra, foram identificados problemas no projeto executivo e arquitetônico, além de algumas interferências que dificultaram o andamento da obra e que com as mudanças, foi feita uma nova licitação para seleção da empresa que assumiria a execução do projeto de engenharia.
Orçada em R$ 34,5 milhões a obra inclui, além da estruturação do viaduto, cuja extensão mede aproximadamente 90 metros, a construção de uma ciclovia com 4.300 metros, um canal em concreto armado, a ampliação da rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação, e a duplicação da avenida Paulo VI.
A obra é realizada através de um contrato único, incluindo ações de terraplanagem, pavimentação, concreto armado, entre outros trabalhos. O mergulhão liga os bairros Jardins e Inácio Barbosa e se soma a outra obra estruturante, a de duplicação do viaduto localizado em frente ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com a conclusão da elevação da Tancredo Neves e do mergulhão, a ideia é melhorar o trânsito de Aracaju significativamente.
Enquanto a obra não fica pronta, vem gerando reclamações por parte da população sobre as mudanças no trânsito no local. Ontem, o prefeito de Aracaju em exercício, José Carlos Machado, e o secretário da Emurb, Luiz Durval estiveram no local para acompanharem o andamento dos trabalhos.
A construção do viaduto na Tancredo Neves, perpassando o cruzamento das avenidas Iolanda Pinto e Paulo VI, foi autorizada em março do ano passado. A obra é executada pela Construtora Celi, empresa vencedora da licitação. A obra começou a ser planejada em 2006. Considerada como uma das obras estruturantes mais importantes para a mobilidade urbana na capital, a ação é custeada com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


