O policial militar Ailton de Oliveira Cavalcante, 42 anos, soldado lotado no Gabinete Militar do governo estadual, foi ferido com dois tiros em uma tentativa de assalto ocorrida por volta das 10h de ontem no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão (Grande Aracaju). Ele chegava para fazer compras em uma padaria perto de sua residência, quando viu a presença de dois bandidos armados que estavam à frente do estabelecimento, montados em uma carroça e esperando por um terceiro comparsa. Segundo colegas que atenderam a ocorrência, Ailton teria sido reconhecido por um dos assaltantes, que começou a disparar. O PM chegou a tentar uma reação, mas foi logo atingido no joelho esquerdo. Um segundo tiro passou de raspão pela cabeça, entre a orelha e o pescoço.
Os três criminosos conseguiram fugir em direção ao Conjunto Lafaiete Coutinho, levando a pistola calibre ponto 40 do policial. Equipes do 1º Batalhão (1º BPM), da Companhia de Radiopatrulha (CPRp) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA) foram logo chamadas para fazer buscas pelos bandidos, enquanto uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Segundo a assessoria do Hospital, Ailton passou por uma tomografia, a qual constatou que o tiro não fez nenhum ferimento mais grave na cabeça do policial. Ele passa bem e não corre risco de morte.
Apesar das buscas que se estenderam até o meio da tarde, o trio de assaltantes não foi encontrado pelos policiais. A corporação não confirmou se a arma roubada pertence ao próprio policial ou é da própria PM. O militar trabalha na escolta pessoal do governador Jackson Barreto e estava de folga quando tentou impedir o assalto. Segundo a esposa de Ailton, que preferiu não se identificar, ele agiu porque presenciou o assalto e que uma onda de crimes vem acontecendo na região. O crime será investigado pela 6ª Delegacia Metropolitana (Eduardo Gomes).
Assaltante baleado – Um outro caso envolveu policiais de folga que reagiram a tentativas de assalto, mas, desta vez, foi o bandido quem levou a pior. Por às 21h de anteontem na Avenida Rio Branco, centro da capital, próximo à Praça Fausto Cardoso. O militar, que não se identificou, contou em depoimento à polícia que estava sozinho e esperando o ônibus no local, quando um homem em atitude suspeita chegou até ele e pediu o telefone celular, mandando que ele não reagisse. O PM, que estava à paisana, não se intimidou, sacou a pistola e ordenou que ele pusesse as mãos na cabeça.
O criminoso colocou uma das mãos na cintura, mas, antes de tirar uma faca de serra que estava escondida na calça, foi surpreendido com um tiro disparado contra sua perna esquerda. Ferido, ele recuou em dois passos, caiu e implorou ao PM para que não atirasse mais. O militar avisou do episódio ao Samu e ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O assaltante foi levado ao Pronto-Socorro Nestor Piva, onde foi constatado que a bala atravessou apenas os músculos do suspeito. Ele foi atendido, recebeu alta e levado preso Plantonista, onde foi identificado como Alex Santos e autuado em flagrante por tentativa de roubo.

